Página inicial > Júlio de Castilhos > Campus Júlio de Castilhos promove competição de foguetes
Notícias Júlio de Castilhos

Campus Júlio de Castilhos promove competição de foguetes

Publicado em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 09h40 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior
O Campus Júlio de Castilhos promoveu, na tarde do dia 29, uma competição de foguetes. Participaram da atividade 14 equipes, com a presença de mais de 100 pessoas. A atividade compreende uma das ações do projeto de extensão “Astronomia no IF: Noite com as Estrelas”.

A competição consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. O foguete deve ser de garrafa PET e a sua propulsão pela reação química de acido acético e bicarbonato de sódio.
Para o coordenador da atividade, prof. Claudio Hernandes, a “atividade é motivadora para os alunos, podendo ser trabalhado e avaliado uma série de conceitos físicos, químicos e matemáticos, além do trabalho em equipe, pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades manipulativas, de pesquisar, planejar, propor hipóteses e executar”.

Todas as equipes receberam comprovante de participação na atividade e as três primeiras colocadas um troféu.

Essa competição é uma pré-seleção local para participar da Mostra de Foguetes entre os Campi do IF Farroupilha, que acontecerá em outubro/2019, no campus de Santa Rosa/RS. Cada Campus participa com duas equipes.

A equipe vencedora da competição local é do curso Técnico em Informática e o segundo lugar do Técnico em Agropecuária.