Página inicial > Júlio de Castilhos > Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas promove aula inaugural
Notícias Júlio de Castilhos

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas promove aula inaugural

Publicado em Quarta, 13 de Março de 2019, 11h26 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos promoveu na terça-feira, (12), no Anfiteatro do Prédio Administrativo, a aula inaugural sobre atuação profissional do Biólogo. A aula foi ministrada por Daniel Pires, Biólogo e fiscal do Conselho Regional de Biologia da 3º Região (CRBio-03).

Em sua fala, Daniel Pires destacou informações  importantes e atualizadas sobre a atuação do Biólogo e o papel dos Conselhos. Falou sobre Fiscalização, Legislação, Formação e Currículo Profissional, Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação do Biólogo. Chamou a atenção da plateia a vasta gama de áreas de atuação, que atualmente somam 86 distribuídas em três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção (https://www.crbio03.gov.br/index.php/mercado/area-de-atuacao).

Enfatizou, ainda, a importância do Currículo Efetivamente Realizado, que inclui todas as atividades desenvolvidas ao longo do curso, como participação em congressos, cursos de extensão e iniciação científica. Fez considerações sobre moral, ética e direito profissional e explicou que tanto o profissional Licenciado quanto o Bacharel podem atuar como Biólogo, mediante solicitação de registro no Conselho Regional de Biologia e cumprimento dos requisitos estabelecidos pela Resolução nº 300, de 7 de dezembro de 2012 do Conselho Federal de Biologia (http://www.cfbio.gov.br/artigos/RESOLUcaO-N%C2%BA-300-DE-7-DE-DEZEMBRO-DE-2012).

Participaram da atividade, direção,docentes, acadêmicos e egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.