Página inicial > Frederico Westphalen > Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFFar/FW realiza atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 13h28 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

q

Na manhã do último sábado, 18, o NEABI vinculado a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) do Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen, organizou um painel com a exposição de duas temáticas centrais para o diálogo com o público presente: o preconceito racial associado ao trabalho e o preconceito e a discriminação em relação aos negros, em nível nacional, a partir do olhar de um imigrante africano que vive em Frederico Westphalen.

O tema associado ao trabalho foi apresentado pelo acadêmico do curso de Ciências Sociais da UFSM Victor Bonafé que realizou uma exposição sobre uma pesquisa desenvolvida no município de Palmitinho/RS, intitulada "A Cor do Trabalho", com dados que revelam a invisibilidade e a falta de autorreconhecimento enquanto tal, de pessoas negras na região e, principalmente, o lugar que ocupam em relação aos postos de trabalho.

O professor senegalês, Mamadou Aliou Zuss Diallo, relatou suas vivências como acadêmico na PUC/RS nos anos 90, perpassando pelas experiências profissionais e diversas situações ao longo de 20 anos residindo no Brasil, especificamente em Frederico Westphalen.

O público presente interagiu com os convidados e, ao mesmo tempo, falou sobre suas próprias relações com a temática e, inclusive, evidenciar a importância destes temas no cotidiano que, muitas vezes, assumem um carácter velado. No entanto, senão os tratarmos com a devida importância e ações que possuem carácter educativo tendem a ser reproduzidas tanto institucionalmente quanto na sociedade.