Página inicial > Frederico Westphalen > Professor do Campus FW participa de evento no município de Engenho Velho
Notícias Frederico Westphalen

Professor do Campus FW participa de evento no município de Engenho Velho

Publicado em Terça, 21 de Março de 2023, 13h06 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

O professor das disciplinas de História e Geografia, Dr Joel J Carini, participou no dia 14 de março do evento de pré-lançamento do livro de sua autoria sobre a história de Engenho Velho, evento este promovido pela SMEC, dentro da programação alusiva aos 31 anos de emancipação político-administrativa do município.

Na oportunidade o docente proferiu palestra sobre a história da ocupação territorial do Norte do Rio Grande do Sul entre o final do século XIX e começo do século XX, destacando a história de luta e resistência do povo indígena caingangue pela preservação de seus territórios ante ao processo de intrusão por posseiros e colonizadores. Destaque-se que o assunto faz parte das pesquisas do professor Joel desde o início dos anos 2000 e já resultou em inúmeras publicações, entre livros físicos e artigos eletrônicos.

A palestra foi dirigida a estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto (a maioria indígenas), a professores da Rede Estadual e para pessoas da comunidade.