Página inicial > Frederico Westphalen > Dia de Xadrez no IFFAR-FW
Notícias Frederico Westphalen

Dia de Xadrez no IFFAR-FW

Publicado em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 11h16 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

Na tarde de quarta-feira (16), ocorreu no Campus do Instituto Federal Farroupilha Frederico Westphalen (IFFAR-FW) a 1º Copa de Xadrez (IFFAR-FW). O evento foi organizado pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) com apoio da Direção de Ensino (DE) e do Grêmio Estudantil Tarso Dutra.

O torneio, que foi realizado no sistema suíço de disputa, com 5 rodadas e ritmo de reflexão de 15 min nocaute, reuniu 18 participantes: 11 alunos, 4 alunas e 3 servidores. Ocorreram 90 jogos e, após muita emoção, quatros alunos empataram em número de pontos, o que levou a disputa a ser decidida nos critérios de desempate. O campeão foi o aluno do 2º ano do curso de Técnico em Administração, Mathias Perussolo Boniati (17), o vice-campeão foi o aluno do 1º ano do Técnico em Informática, José Luiz Buzatto kunz (15) e, em terceiro lugar, ficou o aluno do 3º ano, também do curso de Técnico em Informática Vitor Luiz Fachi (17).

Entre as meninas, a aluna do 2º ano do Técnico em Agropecuária, Lucinara Pinto Câmara (17) ficou em terceiro lugar, o segundo lugar foi da aluna do 1º ano do Técnico em Administração Cristina Manfrin (16), e a grande campeã Emilly Granella Dutell (17), do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária. Esse foi o terceiro título de Emilly esse ano. A aluna foi campeã dos Jogos dos Institutos Federais (JEIFFS) e da etapa regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS).

Segundo Emilly, “foi uma tarde muito legal, vários jogadores de todos os níveis puderam se enfrentar, o que aprendemos nesses torneios e nos encontros do projeto levamos como ensinamentos para a vida. Acho incrível a iniciativa do projeto, o xadrez é um esporte que não tem muito incentivo, mas é um esporte muito importante, pois é um jogo de raciocínio, onde nos ajuda muito na concentração nas aulas. Com certeza irei sentir muita falta dessa rotina”.

A maioria dos alunos faz parte de um projeto de xadrez que foi criado por iniciativa da (CAE). Um dos objetivos do projeto é proporcionar aos alunos e às alunas uma atividade prazerosa nos momentos de lazer, tendo em vista, que muitos dos alunos são residentes da moradia estudantil, permanecendo a semana inteira na escola. Assim, pretende-se com o projeto de xadrez ofertar uma atividade de qualidade e de descontração para os alunos. Os ensinamentos do jogo, também podem servir como ferramenta pedagógica nos processos de aprendizagem dos alunos, melhorando seu desempenho acadêmico e comportamento interpessoal.

Confira a galeria de fotos da competição:

Confira a galeria de fotos dos campeões: