Página inicial > Frederico Westphalen > PROJETO AGROTEC NORTE É APRESENTADO NA FEISA – SARANDI
Notícias Frederico Westphalen

PROJETO AGROTEC NORTE É APRESENTADO NA FEISA – SARANDI

Publicado em Quarta, 27 de Abril de 2022, 17h12 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

Na última sexta-feira, 22 de abril, o Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, Rangel Pacheco, e o Coordenador de Extensão, Getulio Jorge Stefanello Júnior, participaram da apresentação do Projeto Agrotec Norte e suas tecnologias portadoras de futuro, iniciativa apoiada pelo do Programa Inova RS, a partir da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT/RS).

O projeto Agrotec Norte possui as etapas de “sensibilização e capacitação”, liderado pela Universidade Regional Integrada (URI) Erechim; “mapeamento de desafios”, liderado pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen (IFFar FW); “Startups e spin-offs”, liderado pela Universidade de Passo Fundo (UPF); e, “Small Farm Hub”, liderado pela URI Campus Frederico Westphalen (URI FW). Todas as etapas também contam com a participação de diversos parceiros que representam a quádrupla hélice – instituições de ensino, governo, sociedade civil organizada e setor empresarial.

A articulação entre as instituições e condução do evento foi realizada pelos Gestores de Inovação e Tecnologia Cléverson Paulo Signor, Bárbara Fritzen e Jéssica Mattana, os quais também representam a SICT/RS.

No evento, também foram apresentados o projeto “Digitalização do Processo de Formalização de Agroindústrias e Rastreabilidade de Produtos de Origem Animal”, coordenado pelo Professor Joel da Silva (UFSM Campus Frederico Westphalen), que também conta com o IFFar/FW, a URI FW e a Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Frederico Westphalen (COOPRAFF) como parceiros.

Representando as iniciativas regionais, também esteve presente no evento a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU), representada pelo Sr. Eliseu Luis Liberalesso, que participou da apresentação da Plataforma “Alimento de Origem”.

O que é o INOVA RS?

É um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul que visa incluir o estado no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental – quádrupla hélice.

Qual é a Visão de Futuro da região da Produção e Norte no Programa INOVA RS?

Em 2030, a região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul será referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em tecnologias associadas ao Agronegócio e à Saúde.

O que é o Agrotec Norte?

O Projeto Agrotec Norte é uma rede de inovações para as pequenas propriedades rurais que visa criar um movimento para o desenvolvimento e difusão de tecnologias em parceria com os integrantes da quádrupla hélice regional. Através das diversas ações e iniciativas será possível construir uma rede contínua de colaboração entre os atores do ecossistema local; gerar inovações tecnológicas a partir das necessidades específicas das pequenas propriedades no que tange aos sistemas de gestão e qualidade; melhorar os sistemas produtivos e de processamento de produtos; fomentar o desenvolvimento de máquinas, implementos e equipamentos específicos à realidade das pequenas propriedades; incentivar e fomentar a diversificação produtiva e o agroempreendedorismo sustentável.

Este projeto está estruturado em quatro etapas principais: Sensibilização e capacitação (cursos, webinars, palestras e treinamentos sobre inovação no agronegócio), Mapeamento de desafios (mazelas regionais e desafios “dentro da porteira” de pequenas propriedades rurais), Startups e Spin-offs (realização de eventos para promoção de novos empreendimentos intensivos de tecnologia e a identificação de cases de sucesso) e a implementação do Small Farm Hub (ambiente inovador e pioneiro voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes). Estas etapas permitirão a conexão de atores para a troca de informações, co-criação e fortalecimento de um mix de produtos, serviços e projetos com a parceria público-privada para a inovação.

Por se tratar de um projeto que visa fortificar o ecossistema regional de inovação, o mesmo é constituído por diversas instituições que coordenam atividades (Universidade de Passo Fundo, Instituto Federal Farroupilha – Campus de Frederico Westphalen e URI Campus Frederico Westphalen), bem como diversas instituições e organizações parceiras de representatividade regional.

Escrito por DPDI/FW.