Página inicial > Frederico Westphalen > 2ª edição do Hackathon com eixo tecnológico é realizado no IFFar-FW
Notícias Frederico Westphalen

2ª edição do Hackathon com eixo tecnológico é realizado no IFFar-FW

Publicado em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 15h25 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

A 2ª edição do Hackathon no IFFar Campus Frederico Westphalen foi realizada entre os dias 29 e 30 de novembro. Com durabilidade de 24 horas de planejamento e execução, essa edição permitiu o envolvimento de várias equipes com o intuito de construir um protótipo funcional de software.

O Hackathon é promovido pelos cursos do eixo de Tecnologia da Informação em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e tem como principal objetivo, proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento de inovações em software, estimular a capacidade criativa dos participantes, além de aproximar a instituição das necessidades da comunidade regional.

Como cliente surpresa, a Bakof Tec foi a empresa selecionada para constituir a temática do evento e, durante a abertura da maratona, às 18 horas do dia 29, o gerente comercial da empresa – Alysson Knapp Bakof – apresentou um case aos participantes, afim de desafiá-los a propor uma solução empresarial em formato de aplicativo.

Essa edição recebeu a inscrição de oito (8) equipes, as quais foram formadas por três (3) integrantes em cada uma delas, totalizando 24 participantes. O evento envolveu alunos dos cursos Bacharelado em Ciência da Computação, Tecnologia em Sistemas para Internet e Técnico em Informática Integrado do IFFar-FW. E também, recebeu acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da UFSM-FW e funcionários de empresas de tecnologia da região do Médio Alto Uruguai.

Após 24 horas do início da programação, no sábado, os projetos foram apresentados a uma banca, a qual foi composta por três integrantes da empresa Backof Tec. Os jurados avaliaram os projetos com base em três critérios: viabilidade técnica, inovação e adequação ao tema.

Equipes vencedoras:

1º Lugar
Jonathan Luis Cequim do Amaral
Gabriel Vargas Padilha
Lenon Antônio Correa

2º Lugar
Jonas Tadeu Saldanha Junior
João Danilo Zucolotto Diedrich
Pedro Henrique Piaia Dariva

3º Lugar
Camila Munzlinger
Ana Maria Cavasin
Bruno Cesar Meneguzzu Zamarchi

O Hackathon 2019 foi um evento coordenado pelo professor Árton Pereira Dorneles e contou com uma ótima estrutura técnica que permitiu a transmissão ao vivo via Facebook durante toda a programação, além do apoio da Casa das Cucas, a qual forneceu o café da manhã para todos os participantes e comissão técnica do evento.

Parabéns aos vencedores e por todos os participantes que se dedicaram e construíram novas e diferentes ideias para o avanço da tecnologia regional. Até 2020!