Página inicial > Frederico Westphalen > Projeto "Cuidar" e "Ligados na Escola" desenvolvem ações sobre separação e destinação Correta de Resíduos nas Escolas Públicas da Região.
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 11h24 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

O Projeto de Extensão “Cuidar” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Frederico Westphalen tem como tema central a Educação Ambiental e desenvolve ações práticas voltadas para a sensibilização, conscientização, separação e reutilização de resíduos sólidos, envolvendo alunos, professores e servidores.

O Projeto Educacional desenvolvido pelo Grupo Creluz denominado “Ligado nas Escolas” tem por objetivo, capacitar os educadores das escolas municipais e estaduais em agentes multiplicadores dos conceitos de uso eficiente e seguro da energia elétrica, bem como outros conceitos ligados à temática ambiental. Busca também estimular a realização de ações pedagógicas, envolvendo professores e alunos da educação básica de forma direta, bem como suas famílias e as comunidades do entorno de forma indireta.

Dessa forma, o Projeto de Educação Ambiental Cuidar juntamente com o Programa Educacional Ligados na Escola da CRELUZ, elaboraram e aplicaram um plano de atividades nas escolas municipais e estaduais do Médio Alto Uruguai ao longo do ano de 2019. A ação teve como objetivo capacitar os estudantes e educadores em agentes multiplicadores da importância e necessidade da separação e destinação correta de resíduos sólidos (lixo), bem como outros conceitos ligados à temática ambiental nas escolas municipais e estaduais da região.

O IFFar/FW em parceria com a Creluz objetiva disseminar informações, educar e sensibilizar a comunidade regional referente a reutilização e destinação correta de resíduos, despertar o espírito de comprometimento nos alunos envolvidos e contribuir para a redução de custos de energia nas escolas, por meio de palestras, rodas de conversas, dinâmicas práticas e oficinas em 39 escolas públicas municipais, estaduais e APAE, atingindo cerca de 7.000 pessoas entre alunos, professores e servidores destas instituições. A responsabilidade socioambiental é um crescente processo de aprendizado para que as mudanças de hábitos sejam permanentes na educação.

Por trás de tantas atividades sendo colocadas em práticas, o Projeto conta com a elaboração e colaboração do Técnico Administrativo do IFFar/FW e também coordenador do Projeto Cuidar José Fernando de Souza Fernandes, das(os) professoras(es) Luciane Figueiredo Pokulat, Graciela Fagundes Rodrigues e Israel Roque Pereira, da TAE – Secretária Executiva Denise de Quadros e as alunas Bruna dos Santos Borges, Renata Baptalin, Ellen Borges, Dielen Caron e Eduarda Mafalda além dos acadêmicos da UFSM  - Campus Frederico Westphalen da ONG Engenheiro Sem Fronteiras. E também com os(as) representantes da Creluz e coordenadores do Projeto Ligados nas Escolas: Jamenson Guilherme Ozelame, Jane Ferreira Carvalho e Patrícia Savoldi, os gerentes regionais Clodoaldo Dallagnesi, Nelson Gambin e Adromei Barivieira.

O IFFar Campus Frederico Westphalen juntamente com o Projeto Cuidar, agradece profundamente a todos que se envolveram para que esse programa fosse colocado em prática, às escolas que receberam com tanto carinho e atenção e aos alunos que participaram ativamente na execução das atividades propostas.