Página inicial > Frederico Westphalen > Projeto Recicla Frederico
Notícias Frederico Westphalen

Projeto Recicla Frederico

Publicado em Terça, 14 de Junho de 2016, 09h42 | por Ascom Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

O Projeto Recicla Frederico teve o seu início com uma experiência minha, no IF Farroupilha de Panambi, com a coleta de resíduos eletrônicos em 2014. Fiquei impressionado com a quantidade de resíduos coletados naquela ocasião e, desde que vim trabalhar no IF de Frederico, venho alimentando a ideia de realizar o mesmo em nossa cidade, onde resido e atuo como Técnico em Contabilidade.

Em 05 de dezembro de 2015 realizamos uma primeira ação de coleta de resíduos eletrônicos. Com o sucesso desta ação e as necessidades trazidas pela comunidade em relação a outros resíduos, como vidros, lâmpadas, pilhas e baterias, decidi buscar ajuda de outras instituições, especialmente, instituições de ensino. O objetivo era realizar mais uma edição de coleta e ampliar as parceiras para trabalharmos permanentemente com educação ambiental nas escolas, entidades como Rotary, Lions, APAE, PROMENOR e outras, visando à conscientização quanto ao cuidado na separação de resíduos domiciliares e evitando que muitos resíduos, inclusive os perigosos, sejam descartados inadequadamente.

Em contato com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico, por meio do curso de Engenharia Ambiental, com a coordenação da prof. Dra. Aline Ferrão Custódio Passini; com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), coordenada pela profa. Ma. Analisa Tiburski e o prof. Me. Lucas Ávila; e com o apoio da Direção Geral e Administrativa do Campus Frederico e cooperação das profs. Dra. Cândida Toni, Me. Pâmela Flack, Me. Maria Inês Manfio e o prof. Me. Bruno Boniati, formamos uma baita equipe, fazendo surgir assim o Projeto Recicla Frederico. Contamos também com o apoio do SESC, Le Camp Comunicações – que criou a marca – e a Prefeitura Municipal através da Secretaria do Meio Ambiente.

Iniciamos nossas atividades ainda na Expofred 2016, na qual pudemos divulgar nossas ações alusivas à semana do Meio Ambiente – de 30/05 a 03/06/2016 – e finalizando com o dia 04/06 - Dia da Coleta Seletiva de resíduos eletrônicos, vidros, pilhas e baterias e fortalecer em toda comunidade regional o nome do Instituto Federal Farroupilha como uma entidade que, além de proporcionar uma educação de qualidade, está interessada em contribuir para a solução de problemas da comunidade quanto ao meio ambiente e a políticas sociais e econômicas, por meio das ações de Extensão.

Estivemos desenvolvendo atividades com palestras, bate-papo, vídeos educativos, oficinas de arte, origami e artesanato, mostrando para o público infantil de sete escolas (06 públicas e 01 particular) que é possível e importante que cada um de nós contribua para a construção de um município, um estado e uma nação melhores. Mostramos que aquilo que muitos consideram lixo é, na verdade, resíduos que podem ser reutilizados no conforto e bem estar das pessoas, a fim de gerar riqueza e renda, evitando a poluição do meio ambiente.

José Fernando de Souza Fernandes – TAE – Técnico em Contabilidade – Campus Frederico Westphalen – Coordenador do Projeto.