Página inicial > Frederico Westphalen > NEABI promove atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra
Notícias Frederico Westphalen

NEABI promove atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 09h22 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Frederico organizou uma série de atividades para o mês de novembro alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra. Conforme a Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, o dia 20 de novembro deverá estar previsto nos calendários escolares como data representativa em alusão ao tema.

A primeira atividade aconteceu no dia 08 de novembro (quinta-feira) pela manhã, com a presença de Paulo Renato Narciso conhecido como Mestre Karcará, formado em Salvador-BA em 1981. Atualmente, ele é presidente da Associação de Capoeira Oxósse e desenvolve atividades de difusão e fomento da capoeira através de aulas, rodas, batizados, projetos sociais, palestras oficinas, workshops e intercâmbios culturais.

O convidado conduziu uma conversa com as/os estudantes acerca das vivências enquanto capoeirista de carreira internacional; as origens da Capoeira no Brasil e seus significados como uma prática que se expandiu e que se caracteriza pela diversidade étnico-racial de seus praticantes. Além disso, a fala foi permeada pela sonoridade dos instrumentos que participam da Capoeira e da participação do público presente (estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática integrados ao Ensino Médio e servidores/as).

Ainda neste mês acontecerão as seguintes atividades:

A partir do dia 12-11: Mostra Machado de Assis na Biblioteca do Campus;

Mostra de trabalhos de Arte e História das turmas de 1º e 2º ano dos cursos técnicos integrados;

Roda de Conversa com as professoras Letícia Rosa Marques (História) e Graziela da Silva Motta (Sociologia). Nesta ocasião, as duas conversarão sobre as pesquisas que desenvolvem na área das relações étnico-raciais. A atividade ocorrerá no dia 21 de novembro (na quarta-feira).

Ressaltamos que estas atividades, assim como as demais atividades do NEABI, atendem ao disposto na Lei nº 11.645/2008, que versa sobre a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" no currículo oficial das redes de ensino.