Página inicial > Alegrete > Nota de Esclarecimento - transporte
Notícias Alegrete

Nota de Esclarecimento - transporte

Publicado em Sexta, 20 de Mai de 2016, 15h11 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Como é de conhecimento da grande maioria, a Direção do Campus Alegrete está, desde o início de sua Gestão, no ano de 2012, fazendo inúmeras tratativas junto à Prefeitura Municipal de Alegrete, com o firme propósito de solucionar o problema de transporte coletivo para a Vila do Passo Novo, que contempla o Campus Alegrete no trajeto da referida linha.

Foram realizadas inúmeras reuniões com Prefeitura, Câmara de Vereadores e Ministério Público, sempre focadas na criação da Linha Alegrete – Vila do Passo Novo. Buscou-se, juntamente com os Diretórios Acadêmicos, reuniões com as empresas prestadoras de serviço de transporte aos alunos, com apoio do Procon, sugerindo a regulamentação dos serviços via contrato firmado entre as partes.

Sabe-se que esta demanda perdura por 64 anos, contudo, avançamos muito, pois hoje a linha existe, conforme Decreto nº 110, de 18 de fevereiro de 2014, e já conseguiu-se a primeira licitação (que resultou fracassada), e por último, um contrato emergencial firmado entre a Empresa Vaucher e Poder Executivo Municipal.

Todavia, o serviço prestado foi bastante precário, ocasionando uma baixa procura pelos usuários, culminando com a sustação dos serviços, por parte da empresa Vaucher, nesta semana.

De imediato, fizemos contato com o Secretário de Segurança Pública, Mob. e Cidadania, Sr. Sivens Carvalho e com o Prefeito Erasmo Silva, buscando uma solução para o impasse que prejudica toda nossa comunidade acadêmica. O Prefeito iniciou as tratativas com a empresa Nogueira Transportes.

Os órgãos públicos competentes, incluindo o Ministério Público, Procon e Prefeitura Municipal, já foram comunicados, por esta Gestão, inúmeras vezes, a cada ocorrência, através de Ofícios, emitidos pelo Gabinete (Of. Nº 068/2014, nº 114/2014, nº 182/2014, nº 065/2015, nº 085/2015, nº 119/2015, nº 121/2015, nº 172/2015, nº 012/2016, nº 020/2016, nº 073/2016, nº 074/2016, entre outros), motivados pela mesma preocupação. Espera-se que o Ministério Público interceda, novamente, junto à Prefeitura Municipal de Alegrete.

Muito embora saibamos que a responsabilidade alusiva ao Transporte Coletivo e concessão destes serviços seja da alçada do Poder Executivo Municipal, a Direção do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete tem tido incisiva, em constante participação na solução do problema, entretanto, estamos na dependência das ações da Prefeitura Municipal e de empresas interessadas em prestar os serviços para ter uma resolução terminativa para o caso.

A Direção do Campus, em todo período de sua Gestão, manteve-se em alerta às demandas de sua comunidade, especialmente, no que concerne às dificuldades de deslocamento entre a cidade de Alegrete e o Campus. Este compromisso será mantido, enquanto não houver desfecho favorável ao pleito.

Ana Paula da Silveira Ribeiro

Diretora Geral do Campus Alegrete