Página inicial > Alegrete > Mini Feira de Botânica destaca a importância das plantas secas
Notícias Alegrete

Mini Feira de Botânica destaca a importância das plantas secas

Publicado em Terça, 27 de Junho de 2017, 09h35 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Na última sexta-feira, 23, aconteceu no Campus Alegrete mais uma edição da Mini Feira de Botânica. O evento faz parte do projeto de ensino "O Uso do herbário de Plantas na construção do Ensino - Aprendizagem de Botânica: Integrando o Ensino Superior e a Educação Básica", sob a coordenação da Prof.ª Patrícia Marini Madruga. O projeto também conta com a colaboração das Professoras Jamile Fabbrin Gonçalves, Andrieli Hedlund Bandeira, Cintia Muller Leal e Janice Wallau Ferreira.

Ao longo do semestre, os alunos do curso técnico integrado em Agropecuária realizaram uma formação sobre herbário de plantas secas, a qual foi apresentada na prática durante a mini feira. Eles estudaram a teoria e, após, saíram a campo para coleta, secagem e posterior confecção de exsicatas de plantas. O legado final foi a aprendizagem sobre a importância desta prática para área de atuação desses alunos.

No mesmo período que aconteceu a formação para o ensino médio, a professora Patricia Madruga lecionou as aulas de Botânica II para o curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. Para que houvesse a integração entre o ensino básico e o superior, os alunos da graduação também confeccionam seus herbários de plantas secas (sendo uma das avaliações da disciplina) e apresentam seus trabalhos durante a Mini Feira de Botânica.

Ao longo do evento, os estudantes da Biologia tiveram a oportunidade de apresentar suas exsicatas de plantas secas para todos os alunos do ensino médio integrado, entre eles, a turma da Prof.ª Patricia Madruga. Foi neste momento que houve a integração entre os dois níveis. Os alunos do ensino superior explicaram aos do médio sobre a classificação de algumas famílias botânicas e suas características, destacaram suas várias aplicabilidades na economia, como plantas ornamentais, medicinais, assim como a importância dessas plantas para a vida profissional destes alunos.

Neste dia da Mini Feira de Botânica foi possível atingir um dos objetivos do projeto que foi a troca de conhecimentos entre estes os dois níveis de ensino. Os alunos do ensino médio aprenderam ainda mais sobre as plantas e os alunos do ensino superior tiveram a oportunidade de aplicar sua didática e criatividade para a prática docente. O evento, portanto, foi um dia muito produtivo para estes diferentes níveis de ensino.

Ascom - Campus Alegrete, com informações da Prof.ª Patricia Mardruga.