Página inicial > Alegrete > Tire suas dúvidas sobre a Assistência Estudantil do IFFar
Notícias Alegrete

Tire suas dúvidas sobre a Assistência Estudantil do IFFar

Publicado em Terça, 31 de Janeiro de 2017, 12h28 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Foi aprovado em um dos Processos Seletivos do IFFar? Tem dúvidas sobre as opções de assistência estudantil? Confira abaixo algumas informações sobre os benefícios ofertados pelo Instituto aos estudantes.

Anexos:

A Assistência Estudantil no IFFar

O QUE É?

Tem como objetivo viabilizar a igualdade de oportunidades entre os estudantes e contribuir para a permanência desses, a partir de medidas que minimizem situações de retenção e evasão.

A Assistência Estudantil desenvolve-se a partir das diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES, 2010) e é norteada pelos seguintes documentos institucionais: Política de Assistência Estudantil do IF Farroupilha, Política de atenção à saúde dos discentes, Regulamento da concessão de auxílios da Assistência Estudantil, dentre outros.

NOS CAMPI

Cada campus possui em sua estrutura organizacional uma Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), composta por uma equipe multiprofissional, que articulada com os demais setores da instituição, trata dos assuntos relacionados ao acesso, permanência, êxito e participação dos estudantes no espaço escolar. Vinculado à CAE, cada campus também conta com um Núcleo de atenção à saúde, que trata especificamente das questões relacionadas a promoção da saúde e prevenção de doenças.

A QUEM SE DESTINA ?

Ter acesso à assistência estudantil é um direito de todos os estudantes do IF Farroupilha. Algumas ações, como as de saúde, cultura, esporte e lazer e apoio didático pedagógico, são voltadas para todos os estudantes. Já as diferentes modalidades de auxílio financeiro, se destinam aos estudantes mais vulneráveis, identificados através de avaliação socioeconômica.

DOS PROFISSIONAIS

Fazem parte da equipe multiprofissional de Assistência Estudantil: assistente social, assistente de alunos, técnico em assuntos educacionais, pedagogo, psicólogo, nutricionista, médico, odontólogo, técnico em enfermagem e enfermeiros.

Procure a CAE do seu campus e informe-se sobre a prestação destes serviços.

AUXÍLIOS FINANCEIROS

Os auxílios financeiros aos estudantes têm como finalidade propiciar condições favoráveis à permanência e é destinado aos estudantes que comprovem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e apresentem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. O IF Farroupilha oferece os seguintes auxílios: auxílio permanência, auxílio transporte, auxílio eventual, auxílio à participação de eventos e auxílio ao estudante atleta. Lembre-se: O auxílio financeiro é um direito do estudante e é vedada a exigência de contrapartida de atividade laboral. Os editais são lançados no início do semestre/ano letivo.

MORADIA

A Moradia Estudantil do IF Farroupilha tem como objetivo ofertar um espaço de residência junto ao campus, com condições básicas para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, visando garantir a permanência e prevenir a evasão estudantil, sendo destinada prioritariamente aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, menores de idade e que resida em locais de difícil acesso ao campus. Os editais são lançados no início do semestre/ano letivo, na página .

DISPONÍVEL EM: Alegrete, Jaguari, Frederico Westphalen e São Vicente do Sul

CULTURA, ESPORTE E LAZER

As ações de esporte do IFFar ocorrem em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e visam a fomentar as práticas desportivas, a fim de garantir aos discentes o direito de acesso aos esportes e ao lazer na perspectiva da melhoria da qualidade de vida. O esporte é tido como um conhecimento inalienável d todo o cidadão, de modo que, na escola, todos os alunos têm o direito de aprendê-lo e de praticá-lo com autonomia e, independente de condições físicas, de raça, cor, sexo, idade, orientação sexual, ou condição social.

Saiba mais na página da Assistência Estudantil

Secom