Página inicial > Alegrete > Alunos do Téc. em Agroindústria EaD realizam curso de produção de embutidos
Notícias Alegrete

Alunos do Téc. em Agroindústria EaD realizam curso de produção de embutidos

Publicado em Terça, 24 de Janeiro de 2017, 09h31 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Entre os dias 10 e 13 de janeiro, os alunos do Técnico em Agroindústria do Polo Jacuizinho realizaram o curso de Produção de Embutidos e Defumados, oferecido pelo SENAR/RS e Sindicato Rural do Salto do Jacuí.

Os estudantes do Polo, juntamente com a coordenação foram instruídos pelo professor Paulo Aydos Moreira, o qual realizou um excelente trabalho com enfoque na formação profissional dos estudantes e, assim, contribuiu para a construção do aprendizado no processo de elaboração de produtos cárneos como salames tipo Milano e Italiano, morcela, bacon, costelinha, patas, copa defumada, salsichão, entre outros.

Na oportunidade, os discentes aprenderam as diversas técnicas de preparo dos produtos. Foram abordados temas como higienização e sanitização do local e das pessoas que manipulam os alimentos, técnicas de defumação e maturação, realização da inspeção externa e interna na hora do abate para o preparo de um produto de qualidade, receitas de novos temperos, além de todo o processo de preparação, desde a matéria–prima a um produto de longa duração adequado ao consumo humano. Com isso, destaca-se que o curso foi enriquecedor a todos os participantes, pois puderam se apropriar de novos conhecimentos na área de agroindustrialização.

A equipe do Polo Jacuizinho agradece por toda a dedicação com os discentes, a fim de oportunizar seus aprendizados. Também agradecemos o empréstimo dos maquinários utilizados e as matérias-primas, ao Presidente dos alunos do curso, João Batista Florêncio e, ao Prefeito Municipal, Volmir Pedro Capitanio. Ainda agradecemos a doação dos aventais pelo Gerente da Unidade SICREDI de Jacuizinho, Cristiano Berlt.

Por fim, o Polo Jacuizinho e o Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete agradecem todas as pessoas que colaboram para que esse evento se efetivasse e, assim, contribuíram para ampliar o conhecimento de uma nova prática na produção de origem animal e na formação de novos profissionais, ainda mais qualificados.