Página inicial > Alegrete > Projeto de extensão trabalha a importância da preservação ambiental com crianças
Notícias Alegrete

Publicado em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 15h43 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Com o objetivo de envolver a comunidade na conscientização da importância da preservação ambiental do bioma Pampa, alunos com idades entre 4 e 5 anos, da escola municipal de educação infantil Alda Dorneles de Almeida Crespo, do Passo Novo, participaram, acompanhados de suas professoras, neste mês de novembro da Trilha Ecológica Francisco Lima localizada no Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete.

WhatsApp Image 2023-11-21 at 13.15.45 (4).jpeg

As atividades fazem parte do projeto de extensão intitulado "Trilha ecológica como estratégia para educação ambiental de crianças na campanha gaúcha, Rio Grande do Sul, Brasil", pertencente ao grupo de pesquisa Silvicultura e Ecologia de Florestas do bioma Pampa (SEFlor Pampa).

Os(as) alunos(as) bolsistas, alunos(as) voluntários e a professora orientadora Ana Claudia Bentancor Araujo realizaram várias atividades ao longo do dia da visita. Durante o período da manhã realizou-se o percurso da trilha, a qual contou com estações de aprendizagem: Estação Guardiões das Plantas/Estação Mel Campeiro, onde foi tratado da relação entre plantas e animais e a necessidade da proteção da fauna e flora do bioma; Estação Flor de Tuna/Pedras Mouras, que tratou da importância das plantas para alimentação dos animais e destes na disseminação de sementes, além de destacarem os diferentes abrigos utilizados pelos animais nos seus habitats naturais; Estação Olhos d’água/Floresta em Flor, onde trataram da importância do descarte correto de lixo e a ralação da floresta com os cursos d’água. Além de algumas curiosidades sobre a avifauna da região relatadas pela professora e observadora de aves Luiza Siede Kuck.

WhatsApp Image 2023-11-21 at 13.15.43 (3).jpeg

No período da tarde os(as) alunos(as) foram convidados a desenvolver atividades de desenho, pintura e plantio de mudas, sendo estimulados a refletir a respeito do trabalho em conjunto em benefício do meio ambiente e da sociedade.

WhatsApp Image 2023-11-21 at 13.15.46 (1).jpeg

Este projeto reforça o compromisso do IFFar – Campus Alegrete com a preservação e a conservação do bioma Pampa e traz a comunidade do entorno para dentro da Instituição oferecendo oportunidades de conhecimento geral e atividade lúdicas sobre o bioma.