Página inicial > Alegrete > Projeto de extensão promove mais uma ação de formação continuada para os gestores municipais
Notícias Alegrete

Publicado em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 13h49 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Palestra "Constituição de Espaços e Práticas de Gestão Democrática" promove mais uma ação da formação contínua de gestores de Alegrete.

No dia 26 de setembro, às 13h30, ocorreu com sucesso a palestra virtual "Constituição de Espaços e Práticas de Gestão Democrática", realizada via Google Meet. O evento foi organizado especialmente para a formação continuada dos gestores educacionais de Alegrete. A iniciativa foi coordenada pela Professora Calinca Pergher e contou com o auxílio das bolsistas Manuela Vargas e Beatriz Corrêa, do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete.

Nesse encontro virtual de grande importância, as palestrantes, Prof. Adria Azambuja e Eliara Zavieruka Levinski, compartilharam valiosos insights sobre a gestão democrática nas escolas municipais, proporcionando aos gestores de Alegrete uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos e práticas. Durante a palestra, os gestores tiveram a oportunidade de explorar diversos tópicos essenciais para a gestão educacional, como o papel dos gestores nas escolas, a diferença entre chefes e líderes na gestão escolar e os fundamentos da gestão democrática. Além disso, foram discutidos obstáculos e desafios comuns enfrentados pelos gestores no contexto educacional.

WhatsApp Image 2023-09-28 at 10.11.01 (2).jpeg

A gestão democrática foi destacada como um elemento fundamental para o sucesso das escolas, promovendo a participação ativa da comunidade escolar nas decisões e ações relacionadas à educação. As palestrantes enfatizaram a importância de líderes comprometidos em promover uma cultura de confiança, inovação e inclusão nas instituições educacionais.

A palestra também trouxe à tona experiências bem-sucedidas do Ensino Municipal de Soledade, demonstrando como a gestão democrática tem sido implementada por meio de um processo participativo, diálogo, trabalho coletivo e escuta atenta. Isso incluiu a apresentação do Programa Municipal de Avaliação Institucional Participativa (PROMAIP) e esforços para garantir autonomia financeira para as escolas municipais, com revisões e aperfeiçoamentos no projeto de Lei.

O evento proporcionou aos gestores de Alegrete uma oportunidade valiosa de fortalecer suas habilidades e conhecimentos, contribuindo para uma gestão escolar mais eficaz e inclusiva. A iniciativa demonstra o comprometimento com a melhoria contínua da educação na região.

Assessoria de Comunicação, com informações da bolsista Beatriz Corrêa