Página inicial > Alegrete > Alunos do IF Farroupilha – Campus Alegrete paralisam atividades em prol da educação
Notícias Alegrete

Publicado em Quinta, 06 de Outubro de 2016, 11h39 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Os representantes do Grêmio Estudantil do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, juntamente com seus colegas, decidiram, ontem, dia 05, pela ocupação do Campus em prol da luta contra a PEC 241, MP 746 e PL 257.

Os alunos do Ensino Médio propuseram, em forma de protesto, não haver aula até segunda-feira, dia em que será votada a PEC 241, no Congresso Federal. Diversas atividades culturais, debates e oficinas estão sendo programadas para estes dias em que ficarão na instituição.

Os estudantes dos cursos superiores e os servidores foram convidados a participar da manifestação e juntarem-se à causa, porém ainda não decidiram se irão parar as atividades letivas.

Segue cronograma de atividades dos dia de hoje, 06 de outubro:

-->8h – Construção do cronograma da ocupação (Auditório Central);

-->9h – Confecção de cartazes (sala de convivência);

-->13h30 – Concentração de todos os alunos (em frente ao Campus);

-->14h – Fechamento do trânsito de 15 em 15min (RS 377) para explicação da paralisação;

-->18h – Concentração de todos os alunos (Refeitório);

-->18h05 – Saída para a Formação do CEPERS que será oferecida no Instituto Oswaldo Aranha;

-->20h – Documentário (Auditório Central).

As atividades do dia de amanhã serão divulgadas hoje à noite.

ENTENDA

PEC 241 – Congelamento dos investimentos em saúde e educação por prováveis 20 anos, já a partir de 2017. Será inclusa na Constituição Federal. Caso seja aprovada, irá provocar o sucateamento da saúde e da educação. Será votada na Câmara dos Deputados na segunda-feira, dia 10 de outubro.

MP 746 – Reforma do Ensino Médio, na qual pode aprofundar os problemas que já existem na educação brasileira. A Medida Provisória altera a Lei das Diretrizes e Bases (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE). Um dos exemplos dessa MP é que professores com “notório saber” possam dar aulas de conteúdos de suas áreas afins, sem formação específica. Outra alteração seria a obrigatoriedade apenas das disciplinas de Matemática e Português no currículo escolar.

PL 257 – Já foi aprovada na Câmara Federal. Para virar lei deverá ser aprovada também no Senado. Tem o objetivo de congelar todos os gastos com serviço público e servidores, com o intuito de pagar a dívida pública.