Página inicial > Alegrete > Campus Alegrete desenvolve mais um projeto de extensão em formato on-line: V Fórum Municipal de Educação de Manoel Viana
Notícias Alegrete

Publicado em Segunda, 26 de Outubro de 2020, 19h43 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior

No dia 11 de agosto de 2020, teve início o V Fórum Municipal de Educação de Manoel Viana. O Fórum é uma ação vinculada ao Projeto de Extensão “Assessoramento técnico-pedagógico à rede municipal de ensino de Manoel Viana- RS (3ª edição)”, cadastrado no Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete e coordenado pelas professoras Joseane Erbice dos Santos e Calinca Jordânia Pergher e conta com a colaboração das professoras Fabrícia Sônego e Glaucia Oliveira Islabão e dos alunos bolsistas Erik Fernando Rodrigues da Silva (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Taline Estivalet Lopes (Licenciatura em Matemática). Além dos membros do projeto, citados anteriormente, vários servidores da Instituição participaram como palestrantes, mediadores e contribuíram de alguma forma para o êxito deste projeto. O IFFar - Campus Alegrete possui, desde 2015, uma parceria com a Prefeitura Municipal de Manoel Viana, através da Secretária Municipal de Educação, Turismo, Cultura e Desporto de Manoel Viana (SMETCD), onde todos os anos, por meio do projeto, prevê a execução do Fórum, sendo criada uma comissão organizadora que represente os anseios da rede municipal na organização do evento de formação continuada. Neste ano, a Comissão foi composta por representantes das Escolas, Conselhos Municipais, Secretaria Municipal de Educação e IFFar.

O V Fórum Municipal de Educação de Manoel Viana, em virtude da pandemia e os protocolos de enfrentamento orientados pelo distanciamento social, ocorreu em formato on-line, tendo sua transmissão vinculada ao vivo no YouTube, com a utilização da plataforma gratuita StreamYard. Este ano, a temática abordada foi “CONSTRUINDO CENÁRIOS INOVADORES: INTERLIGANDO EDUCAÇÃO E CUIDADO”, levando em consideração a atual situação dos docentes em relação as novas tecnologias e ao cuidado de si. O Fórum foi realizado em três semanas, sendo duas Lives por semana, abordando os seguintes temas:

Primeira Semana: Novas Tecnologias da Informação

Dia 11/08, às 9h30min - Os desafios de inovar as práticas educativas na atualidade.

Palestrantes: Doutorando Rafael Vinícius Bueno (IFFar Alegrete) e Dr Maurício Lutz (IFFar Alegrete).

Mediadora: Ms. Fabrícia Sônego - IFFar Alegrete

Dia 13/08, às 14h – Mesa: Novas tecnologias, novas aulas: um bate papo sobre ensino e tecnologias na atualidade!

Palestrantes: Doutorando Gabriel de Oliveira Soares (UFN), Ms. Débora da Silva de Lara (IFFar e rede privada de ensino de Alegrete), Doutoranda Ana Carla Ferreira Nicola Gomes (FURG e rede privada de ensino de Rio Grande) e Doutoranda Tais Lazzari Konflanz (UFN e rede municipal de ensino de Santa Maria), egressos do IFFar Campus Alegrete, Licenciatura em Matemática.

Mediadora: Esp. Eliani Schimitt Luiz – Diretora da EMEF Alberto Pasqualini de Manoel Viana.

Segunda Semana: Cuidado e saúde

Dia 19/08, às 14h – Educação e cuidado: A construção da resiliência na escola.

Palestrante: Professora Drª Jacqueline Bianchi Enricone – URI Erechim.

Mediadora: Drª Calinca Jordânia Pergher – IFFar Alegrete

Dia 20/08, às 19h – A Saúde do educador.

Palestrante: Ms. Denise M. Borges Ancini, Médica do IFFar Alegrete, Médica do Trabalho e Mestre em Ensino na Saúde pela UFRGS e Psicólogo Adriano Santiago Pereira – Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social de Manoel Viana.

Mediadora: Esp. Ana Margaret Migotto – Secretária Municipal de Educação, Turismo, Cultura e Desporto de Manoel Viana

Terceira Semana: Metodologias ativas

Dia 25/08, às 9h30min – Ensino colaborativo em tempos de pandemia: Articulação possível entre professores do atendimento educacional especializado e professores de sala de aula

Palestrante: Drª Renata Corcini Carvalho Canabarro – UFSM.

Mediadora: Esp. Lourdes Terezinha Correia Batista Araújo – Presidente do Conselho Municipal de Educação de Manoel Viana

Dia 27/08, às 19 horas – Metodologias ativas e as atividades remotas.

Palestrante: Drª Vanessa dos Santos Nogueira – Faculdade Sobresp.

Mediadora: Esp. Rúbia Queli Corsini Melo, Diretora de Ensino da SMETCD de Manoel Viana.

O evento contou com mais de 300 inscritos, sendo professores da rede municipal, estadual, privadas e instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil. Todas as atividades, foram organizadas pela Comissão e ao final do Evento foi realizada a avaliação, onde os participantes tiveram a oportunidade de sugerir sobre temas e forma de realização do Fórum para o próximo ano.

Registros do V Fórum Municipal de Educação de Manoel Viana

LIVE DE ABERTURA: Participação do Prefeito Municipal de Manoel Viana, Diretor IFFar - Campus Alegrete, Presidente do Legislativo e Secretária Municipal Educação, Turismo, Cultura e Desporto de Manoel Viana, neste Ato representando também a Comissão Organizadora e CME.

live abertura.png

LIVE 1 - Os desafios de inovar as práticas educativas na atualidade.

live 1.png

LIVE 2 - Mesa: Novas tecnologias, novas aulas: um bate papo sobre ensino e tecnologias na atualidade!

live 2.png

LIVE 3 - Educação e cuidado: A construção da resiliência na escola.

live 3.png

LIVE 4 - A Saúde do educador.

live 4.png

LIVE 5 - Ensino colaborativo em tempos de pandemia: Articulação possível entre professores do atendimento educacional especializado e professores de sala de aula.

live 5.png

LIVE 6 - Metodologias ativas e as atividades remotas.

live 6.png