Página inicial > Alegrete > IFFar - Campus Alegrete ofertará Custo Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio a partir de 2021
Notícias Alegrete

Publicado em Terça, 18 de Agosto de 2020, 18h47 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior

O Campus Alegrete do Instituto Federal Farroupilha está ampliando as possibilidades para os alunos interessados em realizar cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A partir do primeiro semestre de 2021, o Campus passará a ofertar o Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio.

O profissional Técnico em Química possui atribuições como desempenho de cargos e funções técnicas, pesquisa e desenvolvimento, análise química e físico-química, padronização e controle de qualidade, controle de produção, operação e manutenção de equipamentos, controle de operação e processos.

Tais atribuições habilitam este profissional a atuar em diversos setores que envolvam obtenção, operação, transformação, análise e aplicação química. Os Técnicos em Química podem atuar nas mais diversas atividades industriais e podem inserir-se em qualquer setor e ramo econômico nos quais suas atividades sejam necessárias, podendo ser citados alguns exemplos: frigoríficos, prestadores de serviços de limpeza e higienização, laboratórios de análises clínicas, farmácias de manipulação, indústrias de beneficiamento de grãos, curtumes, empresas públicas que prestam serviços de tratamento de água e esgoto, instituições de ensino, dentre outras.

O Curso Técnico em Química também habilita o egresso a atuar como empreendedor, podendo prestar diversos serviços, como higienização e limpeza, controle de pragas urbanas e vetores e transporte de produtos perigosos (respeitando-se os limites de suas atribuições).

A formação do profissional ocorrerá de acordo com as tendências tecnológicas da região e em consonância com as demandas dos setores produtivos, proporcionando ao Técnico em Química conhecimentos relacionados à qualidade, à sustentabilidade e à viabilidade técnico-econômica, observando-se as questões éticas e ambientais.

Com a oferta deste curso, o IFFar – Campus Alegrete pretende proporcionar mais uma opção para os jovens da região e atender a demanda por profissionais necessários à manutenção e desenvolvimento da indústria e prestação de serviços de Alegrete e região, uma vez que não existe a oferta do mesmo curso em um raio de 250 km.

Acompanhe as publicações relacionadas ao curso em nossas redes sociais:

Instagram: @quimica_integrado_iffar_al

Página do Facebook: Técnico em Química IFFAR Alegrete