Página inicial > Alegrete > IFFar aprova projeto no Programa Academia & Futebol
Notícias Alegrete

IFFar aprova projeto no Programa Academia & Futebol

Publicado em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 16h55 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior

No dia 29 de julho, o IFFar firmou parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), da Secretaria Especial do Esporte, vinculado ao Ministério da Cidadania, através da aprovação de projeto no Programa Academia & Futebol.

academia e futebol

O projeto, construído pelos professores de Educação Física do IFFar, consiste na implantação de três núcleos de vivência do futebol e do futsal no âmbito do Instituto Federal Farroupilha, nos campi de Alegrete, Panambi e São Vicente do Sul, com o intuito de proporcionar acesso cultural e prática do futebol e futsal para crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino que estejam matriculadas na rede pública de ensino.

Apoiado pelo Setor de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão do IFFar, a coordenação dos núcleos será realizada pelos professores de Educação Física Mauro Pereira Mendes (Campus Alegrete), Jaubert de Castro Menchik (Campus Panambi) e Haury Temp (Campus São Vicente do Sul). Cada núcleo irá beneficiar cerca de 150 crianças e adolescentes com atividades voltadas à inclusão social, melhoria nas condições de vida e desenvolvimento territorial.

O trabalho terá duração de 24 meses, com um investimento total de aproximadamente R$ 320 mil reais. A primeira etapa do projeto, a ser desenvolvida até dezembro de 2020, será de estruturação, organização dos núcleos e aquisição de material esportivo, com investimento previsto de cerca de R$ 135 mil reais.

Considerando o contexto atual, as orientações legais e os riscos apresentados pela pandemia de Covid-19, a segunda etapa do projeto está prevista para o ano de 2021, dependendo da autorização para realização das atividades presenciais. Nesta etapa, considerando os três núcleos, estima-se atender um total de 450 crianças e adolescentes, conforme a organização das turmas, dias da semana e horários.

As inscrições serão realizadas de acordo com a faixa etária e número de turmas. Os participantes deverão apresentar documentação pessoal (carteira de identidade, comprovante de endereço e comprovante escolar), autorização dos pais ou responsáveis e autorização de uso de imagem para divulgação do projeto. O período de inscrições será divulgado posteriormente.

Para a Pró-Reitora de Extensão do IFFar, Raquel Lunardi, “o projeto vai ao encontro do Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2026) e tem papel fundamental na geração de novas e qualificadas oportunidades de formação para crianças e adolescentes. Por isso, o engajamento institucional nesta ação potencializa a função social do IFFar”.

Para os professores de Educação Física, o projeto irá fortalecer as ações do IFFar no âmbito de cada campus, pois os desafios do Programa Academia & Futebol também são parte dos desafios das Instituições Federais de Ensino, com destaque para a defesa do respeito à diversidade (cultural, sexual, étnica e religiosa), ações conjuntas com a sociedade, produção e difusão do conhecimento científico, integração entre pesquisadores, estudantes e profissionais baseado nos princípios do ensino, pesquisa e extensão.

Saiba mais sobre o Programa Academia & Futebol

O Programa Academia & Futebol, vinculado à Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor/Secretaria Especial do Esporte/Ministério da Cidadania, busca garantir aos brasileiros o acesso à prática do futebol e futsal, bem como fomentar a produção e difusão de conhecimentos sobre estas modalidades. O programa possui três pilares:

a) Oferta de futebol, beach soccer e futsal a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos e pessoas entre 18 e 23 anos.
b) Estruturação e apoio a centros de pesquisa em futebol, futsal e direitos dos torcedores, fomentando a produção e difusão do conhecimento.
c) Realização de cursos e eventos científicos sobre futebol, futsal e direitos do torcedor. A ideia é qualificar e ampliar a produção científica na área, bem como contribuir para a difusão do conhecimento e a formação continuada de profissionais para atuar na gestão e em outros setores do futebol e futsal.

Para mais informações, clique aqui.