Página inicial > Alegrete > IFFar disponibiliza e-mails institucionais aos estudantes na plataforma Google
Notícias Alegrete

IFFar disponibiliza e-mails institucionais aos estudantes na plataforma Google

Publicado em Quarta, 06 de Mai de 2020, 18h43 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior

Tendo em vista a necessidade de fortalecer os canais de comunicação no Instituto Federal de Farroupilha, desde o dia 22 de março de 2020, todos os alunos ativos da instituição passaram a ter acesso a contas de e-mails do Gmail, que podem ser utilizadas para o envio e recebimento de mensagens e arquivos. A plataforma é a mesma utilizada pelos servidores da instituição, o que permite maior integração entre a comunidade acadêmica do IFFar.

Além do e-mail, outros serviços do Google também estão disponíveis para os estudantes, como o Google Meet, Agenda, Drive, Suíte de Escritório e Ferramentas de Ensino a Distância.

E mail institucional alunos IFFar Alegrete

Os e-mails criados seguem o padrão "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.", porém é possivel criar um alias, ou seja, um atalho facilitado para que você possa divulgar às pessoas para contatarem você mais facilmente (saiba como criar um alias no final na notícia)

Recomendamos, que após a ativação, os estudantes atualizem seu e-mail de contato no SIGAA para o novo e-mail institucional do IFFar.

Criação do e-mail institucional:

Tutorial - Criação dos E-mails no Google - elaborado pela equipe da DTI (Reitoria - IFFar)

Atualização do e-mail no SIGAA:

Tutorial - Como alterar o e-mail no SIGAA - elaborado pela equipe da CTI do IFFar - Campus Santo Ângelo

Perguntas e respostas frequentes:

Comecei a estudar no IFFar em 2020, o que é o e-mail institucional?

O IFFar está disponibilizando contas de e-mail institucional gratuitamente aos estudantes desde 2018. As contas são criadas a partir dos dados informados na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), o setor que você faz a matrícula para entrar na instituição. Esses dados são inseridos na plataforma SIGAA. E a partir de lá, é que criamos as contas de e-mails para vocês.

A partir de agora, todos os estudantes já possuem sua conta de e-mail criada. Basta realizar o primeiro acesso. Confira nos próximos tópicos ou ao final desta notícia.

O que acontecerá com as contas de e-mails já existentes dos estudantes nos serviços da Microsoft?

Desde o dia 22 de março de 2020, essas contas passam a não receber mais e-mails. Recomendamos aos estudantes que façam backup (cópia) dos dados nesta plataforma e que passem a utilizar os serviços do Google disponibilizados aos estudantes do IFFar a partir desta divulgação.

Como faço para acessar o e-mail do Google?

Disponibilizamos acima um anexo um tutorial para o primeiro acesso. Você vai precisar saber seu número de matrícula na instituição para realizar o acesso. Por fim, atualize seu e-mail de contato no SIGAA para receber todos os avisos e comunicados pelo seu e-mail institucional.

Como altero meu e-mail de contato no SIGAA?

Confira acima um anexo a esta notícia, um tutorial rápido com estas informações.

Como descubro meu número de matrícula para acessar o e-mail?

Consulte no seu SIGAA na barra lateral direita onde diz “Dados Institucionais”.

Possuo mais de uma matrícula. Qual dos e-mails devo utilizar?

Você pode escolher um dos endereços ou configurar um redirecionamento das mensagens.

Caso eu perca a senha, como posso obter suporte?

Você poderá redefinir diretamente na página de acesso ao seu Gmail (ou outro serviço) clicando em “Esqueceu sua senha?” e inserindo suas informações. Ou, pode contatar a Coordenação de Tecnologia de Informação (CTI) do IFFar - Campus Alegrete pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Não gostei do meu e-mail criado, como posso alterar?

Você pode criar um alias, ou seja, um atalho facilitado para que você possa divulgar às pessoas para contatarem você mais facilmente. O alias se comporta como um apelido na sua conta de e-mail exclusivamente para recebimento de e-mails. Todos os e-mails continuarão com o padrão institucional "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." porém poderá ser criado um alias para receber e-mails, como por ex. com seu "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.".

A solicitação de alias deve ser feita pelo formulário: https://forms.gle/htXSXZmJnjAxi9Gi8 .

Observações com relação ao alias:

1) O alias apenas serve para o recebimento de e-mails, ele não pode ser usado para fazer login na conta e não irá nas respostas dos e-mails. Sempre que responder ou enviar um e-mail irá seu e-mail no formato padrão (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

2) Só poderá ser criado um alias por conta.

3) Não serão aceitos apelidos, ou palavras sem sentido para criação do alias. O alias deve ser alguma combinação de seu nome, segundo nome, sobrenome, e/ou algum número.

4) No caso de já existir um alias criado para outro usuário será necessário escolher outro (talvez adicionando algum número, data, etc.).

Texto: Equipe CTI do IFFar - Campus Santo Ângelo - adaptado pelo Gabinete da Direção Geral do IFFar - Campus Alegrete

Imagem: Gabinete da Direção Geral do IFFar - Campus Alegrete