Página inicial > Alegrete > Campus Alegrete produz silagem de soja com inoculante natura à base de soro de leite
Notícias Alegrete

Publicado em Quinta, 12 de Março de 2020, 13h35 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior

Nessa última semana, os professores do Grupo de Pesquisa e Extensão de Ruminantes, em especial a Dra Viviane S. Hampel, Me. Otacílio S. da Motta e Dr. Emmanuel V. de Camargo, com o auxílio do Curso de Tecnologia em Agroindústria na figura do Prof. Dr. Diogo Maus, conduziram o processo de ensilagem de planta inteira de soja (Glycinemax) para utilização em experimentos técnicos e científicos conduzidos no âmbito dos cursos de Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Zootecnia.

Nessa ocasião, mediante a colaboração da empresa Do Campo Tecnologias Agrícolas, com sede no município de Lajeado – RS, os estudantes do Curso de Bacharelado em Zootecnia e Técnico Agrícola realizaram a colheita e o armazenaram da forrageira em sacos de polietileno com a Ensacadora e compactadora de silagem doada pela empresa. O Prof. Emmanuel destaca a versatilidade e fácil operação do equipamento que possibilita o menor desperdício de silagem quando comparado aos métodos tradicionais de armazenamento.

Quanto aos experimentos a serem realizados, a Prof.ª Viviane relatou que a fabricação de silagem de planta inteira de soja não é uma pratica rotineira, esta ocorreu devido à instabilidade climática que vem ocorrendo em nossa região, que não proporcionou um desenvolvimento adequado da soja para a produção de grãos. Observando a quantidade de massa de forragem produzida pela soja e pensando no melhor aproveitamento e armazenamento deste material, optou-se pela fabricação da silagem. Esta será utilizada para projetos de ensino e pesquisa, nos setores de suinocultura (como uma fonte adicional de fibra, que poderá influenciar na saciedade e assim modificando o consumo de ração) e no setor de ovinocultura (onde será mensurada a produção de leite de ovelhas Texel e o desenvolvimento de cordeiros cujas mães foram suplementadas com a silagem de soja).

Por tudo, o Prof. Otacílio reitera a grande oportunidade que o IFFar concede aos estudantes por possibilitar a vivência real das futuras atividades profissionais dos egressos sob a tutela dos excelentes professores que compõe o quadro Institucional. Complementando, essa aula prática foi conduzida de maneira transdisciplinar e se utilizou de inoculante natural obtido do soro de leite.