Página inicial > Alegrete > Integração da Gestão da Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho é tema de curso realizado no IFFar - Campus Alegrete
Notícias Alegrete

Publicado em Terça, 28 de Mai de 2019, 11h16 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior

Durante os dias 17 e 18 de maio de 2019 ocorreu no Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete o Curso de Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança do Trabalho Aplicada ao Processamento e Armazenamento de Rações. A instrução foi conduzida pelo Eng. Agrônomo e de Segurança do Trabalho, Prof. Alex Leal, e teve como público-alvo os estudantes do Curso de Bacharelado em Zootecnia que estão na fase final do Curso.

“A ideia da instrução em gestão integrada na industrialização de rações veio das demandas discutidas em sala de aula, na disciplina de Saúde e Segurança do Trabalho, uma vez que a atuação profissional do Zootecnista tem relação direta com essa atividade agroindustrial. As particularidades das operações de processamento e armazenamento de rações podem ser facilmente integradas às questões de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho”, destaca Leal.

O curso, com carga horária de 8h, abordou temas como: Boas Práticas de Fabricação de Ração; Propriedades dos grãos utilizados na alimentação animal; Controle de qualidade de matérias-primas; Operação e Manutenção Segura de Máquinas e Equipamentos utilizados na fabricação e armazenagem de ração; Controle de pragas de armazenagem e Boas Práticas Ambientais.

Para a estudante Carolina Stefany Cunha, participante do curso: "A instrução foi uma ótima oportunidade para esclarecimento de dúvidas existentes sobre a inserção do Zootecnista nesse meio de atuação, proporcionando uma experiência compensatória tanto em teoria quanto em partes práticas. O conhecimento adquirido durante o curso em sala de aula, e na visita externa, somará grandemente nas nossas vidas, como futuros Zootecnistas ”.

As atividades ocorreram nas instalações do IF Farroupilha - campus Alegrete e em visita externa, na unidade fabril da Cavará Rações e Minerais. Na empresa, a acolhida inicial foi providenciada pelo Zootecnista Marnon Flores (Profissional da empresa e aluno egresso do curso) e a visita na unidade foi supervisionada pela Eng. Agrícola Lidiani Rocha.