Página inicial > Alegrete > Alunos do ensino médio paralisam atividades por conta da precariedade do transporte
Notícias Alegrete

Publicado em Quarta, 25 de Mai de 2016, 14h37 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

O Grêmio Estudantil dos alunos do IF Farroupilha Campus Alegrete decidiu, durante assembléia realizada ontem, dia 24, às 15h30, no Auditório Central do Campus, parar as atividades letivas durante o dia de hoje, 25.

O motivo da paralisação é o valor absurdo cobrado pelos transportes privados utilizados para o deslocamento dos alunos e servidores de Alegrete até o IF Farroupilha, além da precariedade dos veículos e de um possível aumento nas mensalidades. Com o aumento, a mensalidade sobe de R$ 150,00 para R$ 170,00.

A mobilização estudantil aguardou a chegada da Reitora Carla Comerlato Jardim, a qual possui agenda no Campus durante o dia de hoje, para uma conversa sobre a situação enfrentada atualmente.

A Reitora, junto com a Direção do Campus, se posicionou a favor dos alunos e garantiu que diversas providências serão tomadas nos próximos dias.

Além da paralisação no dia de hoje, os estudantes e os servidores da IF Farroupilha Campus Alegrete farão uma nova mobilização para uma tentativa de conversa com o Prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres. O objetivo é agilizar a licitação para o contrato municipal de uma empresa que faça linha entre Alegrete-Passo Novo/IF Farroupilha. Segundo os representantes do Grêmio Estudantil, o ônibus de linha possibilitaria aos alunos o pagamento de 50% da passagem, o que tornaria o valor mensal mais barato que atualmente.

Assuntos como os riscos dos cortes na educação e as medidas adotadas pelo governo para enfrentar a crise também tem sido debates entre os estudantes.