Página inicial > Reunião de fórum de reitores do RS ocorre em Porto Alegre
%PM, %11 %808 %2024 %15:%Abr

Reunião de fórum de reitores do RS ocorre em Porto Alegre Featured

Escrito por

UFCSPA recebeu o segundo encontro do Foripes-RS celebrou a entrada da UFFS no grupo. Na pauta da reunião estavam temas atuais e de interesse comum das instituições federais, debate sobre projetos de lei e internacionalização.

foripes 1

Foto: Reunião do Fórum de Reitores/UFCSPA

Sete reitores que integram o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (Foripes-RS) estiveram na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), na sexta-feira, 5 de abril. Eles foram recebidos pela reitora da Universidade, Lucia Pellanda. Esse foi o segundo encontro presencial do grupo instituído em junho de 2023. Na pauta da reunião estavam temas atuais e de interesse comum das instituições federais, debate sobre projetos de lei e internacionalização.

Estiveram presentes as reitoras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Fernandes Andrade, que preside o Foripes, e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Nídia Heringer, e os reitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Nunes; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck; da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano; da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch; e do mais novo membro do Foripes-RS, reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Alfredo Braida.

Para falar sobre internacionalização, a reunião contou com a profa. Renata Moraes Bielemann, da UFPel, que é coordenadora do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES). Renata sublinhou a relevância de orçamentos direcionados para ações de internacionalização dentro das IFes e do apoio dos reitores para participação dos departamentos de Relações Internacionais nas principais feiras mundiais. Outros temas discutidos foram cooperações e acordos firmados (como o recente Programa de Intercambio Académico Latinoamericano – PILA), os direcionamentos da CRES+5 e a importância de portais de internacionalização com acesso a dados e informações com transparência.

A bancada gaúcha no Congresso Nacional foi convidada para os diálogo com os reitores. Um destaque entre os encaminhamentos do dia se deu a partir do diálogo com representantes do Senador Paulo Paim e da Deputada Federal Maria do Rosário. Os assessores se comprometeram a ajudar no andamento de Projetos de Lei que são do interesse das universidades do RS.

Os reitores também receberam representantes do Sindicato dos Técnico-administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS (Assufrgs). Os servidores apontaram as dificuldades enfrentadas pela categoria e pediram o apoio dos gestores no encaminhamento das demandas, considerando a importância dos profissionais para as instituições. Todos os representantes do Foripes manifestaram apoio às reivindicações dos técnicos e reconheceram que esta é uma pauta fundamental para a sustentabilidade de universidades e institutos federais.

foripes re 4

Foto: Reitora do IFFar, professora Nídia Heringer participa de reunião Foripes-RS/UFCSPA

A reitora Lucia Pellanda considera que a reunião foi produtiva e integrou ainda mais a rede: “Falamos de muitas pautas de interesse do Ensino Superior público no estado, como gestão de tecnologia de informação e diferentes cooperações internacionais e de pesquisa, extensão e ensino. Isso fortalece a rede de universidades do fórum”. Após o fim da reunião, Lucia acompanhou alguns dos reitores pelo campus da UFCSPA. O grupo visitou o novo Espaço de Convivência, a Sala de Amamentação e os laboratórios do curso de Gastronomia.

Os reitores que integram o Foripes-RS realizam frequentes chamadas virtuais e promovem uma reunião presencial por semestre, sempre numa instituição diferente. O próximo encontro está previsto para o segundo semestre de 2024 em Bento Gonçalves, na sede do IFRS.

Notícia da UFCSPA

Read 82 times Last modified on %PM, %16 %821 %2024 %15:%Abr