Página inicial > Docente do Profept do IFFar publica artigo sobre currículo integrado e verticalização
Notícias

Publicado em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 15h04 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

A docente do ProfEPT Taniamara Vizzotto Chaves, juntamente com os docentes Fabrício Silva Barbosa e Jairo de Oliveira do campus São Borja, publicaram o artigo intitulado: A formação do turismólogo no Instituto Federal Farroupilha na perspectiva do currículo integrado e da verticalização, na Revista: Educação Temática Digital, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, que possui Qualis A1.

No artigo os autores apresentam uma análise sobre o projeto pedagógico do curso de Gestão de Turismo do IFFar na perspectiva da integração do currículo.

Acesse o artigo:   https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8663476

Resumo:

O crescimento da atividade turística em diversas localidades impulsiona a busca pela formação com foco na atuação nos diversos setores oferecidos no mercado de trabalho. Nesse sentido, no campo dos estudos formais, o Brasil, atualmente, possui uma grande oferta de cursos de nível superior que contribuem para a formação de turismólogos, incluindo aqueles ofertados nos Institutos Federais de Educação. Entende-se que o ensino no espaço dos Institutos Federais de Educação, pautada nos princípios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), possibilita a formação de um egresso cujo perfil profissional tenha presente também elementos da EPT. Assim, este artigo tem por objetivo identificar as concepções de currículo integrado presentes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal Farroupilha, documento este que norteia a estrutura e as práticas pedagógicas desenvolvidas. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Os resultados da análise sinalizam que na estrutura do PPC o discurso apresentado mostra consonância e aproximação com os princípios da EPT. Entretanto, ao buscarmos os objetivos do curso e o perfil profissional do egresso dispostos no mesmo documento, os elementos encontrados foram considerados insignificantes mediante ao proposto. Também fica evidente a maior preocupação com as questões relacionadas com a proposição de metodologias com vistas ao desenvolvimento da integração curricular do que propriamente a reflexão sobre o que é a integração curricular. Ou seja, a dualidade entre a educação para o fazer e a educação para o pensar.

cover issue 1974 pt BR

Assunto(s):