Página inicial > Egressa e Docente do Profept publicam artigo sobre inclusão das mulheres no curso de Agropecuária
Notícias

Publicado em Quinta, 07 de Janeiro de 2021, 08h55 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

A professora Catiane Mazocco Paniz e a egressa Gisiê Balsamo publicaram o artigo intitulado: Um olhar sobre a inclusão das mulheres no curso de Agropecuária: um estudo específico em um Campus do Instituto Federal Farroupilha, na Revista: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO, UFMS.

Mais informações sobre o artigo:

LINK PARA ACESSO AO TRABALHO:

Resumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado do curso de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – campus Jaguari. Tendo em vista o discurso machista e preconceituoso referente às mulheres no decorrer da história e a consequente construção da desigualdade de gênero, estabeleceu-se culturalmente o curso de agropecuária como masculino. Assim, este trabalho desenvolveu-se a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e teve como instrumento para a coleta de dados questionários semiabertos e a consulta de documentos da Instituição. Os questionários foram enviados por e-mail para as alunas dos segundos e terceiros anos, ex-alunas e professoras do curso de agropecuária do Ensino Médio Integrado do campus “A” do IFFar. O objetivo foi compreender como elas vêm vivenciando esta experiência dentro de um curso considerado socialmente para homens. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual do Discurso (ATD). Com a pesquisa concluiu-se que apesar do aumento do número de mulheres matriculadas no curso e das políticas públicas em favor delas, ainda existe o preconceito de gênero na agropecuária. Acredita-se que ainda há a necessidade de reflexão acerca do assunto e a consequente desnaturalização de conceitos e costumes ainda hoje enraizados na sociedade.

Assunto(s):