Página inicial > Egresso e docentes do Profept publicam artigo na RBEPT

Egresso e docentes do Profept publicam artigo na RBEPT

Publicado em Terça, 05 de Janeiro de 2021, 17h39 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

TÍTULO DO ARTIGO: A ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores: Odair José Kunzler, Marcele Homrich Ravasio, Sandra Bazana Nonenmacher, Taniamara Vizzotto Chaves

RESUMO

O emprego de recursos tecnológicos em sala de aula pressupõe o caminho inverso de suas concepções. Oriundos de avanços científicos que se propagam dos bancos escolares e universitários para fora dos muros dessas instituições, encontrando espaço cada vez maior em um mundo que se constitui de tecnologias, agora são estas que se voltam às instituições de ensino, fomentando práticas educativas que visam facilitar os processos que permeiam a educação. O presente artigo apresenta análise de uma Oficina de Robótica em uma escola pública, atividade de extensão da disciplina de Matemática, que objetiva integrar conhecimentos teóricos multidisciplinares à prática da criação de robôs e, por consequência, despertar nos discentes o interesse pelas ciências envolvidas nesse processo. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é avaliar, através de uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, a repercussão que a oficina de robótica tem assumido no processo de ensino e aprendizagem dos alunos participantes. Como resultado, é possível identificar que os participantes da oficina têm apresentado avanços na assimilação de conteúdos relacionados à Matemática, assumindo postura diferenciada em relação àqueles que não participam da mesma atividade.

PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO. MATEMÁTICA. ROBÓTICA.

Revista Brasileira de Educação profissional e tecnológica, volume 01, número 20 ( 2021)
Assunto(s):