Página inicial > Qualificação de Mestrado - Anders Perera Trindade - 04/09/2020

Qualificação de Mestrado - Anders Perera Trindade - 04/09/2020

Publicado em Terça, 25 de Agosto de 2020, 15h14 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título do projeto: Perspectivas da certificação de um curso técnico de formação continuada no Exército Brasileiro

Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Gustavo Pinto da Silva

Resumo: O Sistema de Ensino do Exército Brasileiro possui diversas especializações, as quais objetivam formar e aperfeiçoar recursos humanos que atuarão na própria instituição. Dessa forma, desenvolver uma proposta de Curso de Formação Inicial e Continuada, na modalidade de educação profissional, em parceria do Exército Brasileiro com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul-RS – o que é relevante para a formação e desenvolvimento dos alunos. Os integrantes do serviço militar, por ter um caráter obrigatório, apresentam-se como um extrato fiel da sociedade, sendo constituído, assim, por um público muito heterogêneo, seja pelo aspecto social, cultural ou mesmo financeiro. As políticas de qualificação desenvolvidas pelo Instituto Federal Farroupilha auxiliam na compreensão dos conhecimentos sistematizados historicamente, na integração da teoria com a prática, e na inserção da prática profissional nos planos pedagógicos da instituição. Neste cenário, a pesquisa tem como tema “Perspectivas da Certificação de um Curso Técnico de formação continuada no Exército Brasileiro”, com o objetivo de avaliar a importância e a efetividade das certificações dos cursos profissionalizantes FIC. Para isso, será desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso no 9º Batalhão Logístico em Santiago-RS, com os militares ingressantes da turma de 2020 que realizarão os cursos profissionalizantes. Como instrumento de coleta de dados, serão aplicados questionários aos instruendos. O produto educacional deste estudo será os cursos profissionalizantes de intercâmbio IFFar e Exército Brasileiro, o intuito é proporcionar aos estudantes maior conhecimento em relação às capacitações ofertadas pelas Forças Armadas, as quais podem impactar de forma positiva a vida dos sujeitos da pesquisa através da proposição de novas formações técnicas e conhecimentos com as certificações oferecidas.

Palavras-chave: Sistema de Ensino do Exército Brasileiro; Formação Profissional; Curso de Formação Inicial e Continuada.

Data da qualificação: 04 de setembro de 2020

Local: Videoconferência