Página inicial > Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Josiana Rita Bazana - 30/07/2020

Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Josiana Rita Bazana - 30/07/2020

Publicado em Segunda, 20 de Julho de 2020, 14h43 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título da Dissertação: Os Elementos Formativos Presentes no Estágio Curricular Supervisionado de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio

Produto Educacional: Produto 1: Cartilha de Estágio: Orientações sobre o estágio curricular supervisionado dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFFar campus Panambi

Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571874

Produto 2: Aplicativo Estágio Integrado

Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571875

Orientador(a): Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos,  e Dra. Marli Dallagnol Frison

Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, é resultado de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio do IFFar- Campus Panambi, que teve como objetivo investigar os elementos formativos presentes no contexto do estágio curricular supervisionado que apresentam potencial pedagógico capaz de qualificar o espaço/tempo de estágio e contribuir para a formação integral dos estudantes. A amostragem da investigação foi composta pelas turmas do 3º ano de 2016, 2017 e 2018 do curso, as quais realizaram o estágio curricular supervisionado de 60 horas. A produção de dados desta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionários e entrevistas, com a intenção de captar as percepções de todos os sujeitos envolvidos na prática de estágios: o estudante-estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente de estágio. Para a interpretação dos dados, a metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016), que resultou em duas categorias: apropriação de conhecimentos e saberes; articulação entre instituições, teoria e prática, sujeitos e o mundo do trabalho. A primeira categoria destaca o ato de tornar próprio do estagiário os conhecimentos comportamentais e saberes profissionais inerentes ao mundo do trabalho, uma vez que o estágio curricular do curso técnico integrado ao ensino médio é, para a maioria dos jovens estudantes, o primeiro contato com o mundo do trabalho e o ambiente profissional. A segunda categoria valoriza a articulação efetiva entre a instituição de ensino e a parte concedente como determinante para a consolidação do estágio curricular como ato educativo, capaz de propiciar contribuições para todos os envolvidos. Também destaca a relação entre teoria e prática estabelecida no contexto do estágio curricular e identifica como tímida e isolada as interações entre o estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, que pouco contribuem para o processo de reflexão crítica necessário para a efetivação da práxis. Esta pesquisa dialoga com os seguintes referenciais teóricos: Kuenzer (2003, 2007), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Pacheco (2015, 2020), Araújo e Frigotto (2015), Colombo e Ballão (2014), Niskier e Nathanael (2006), Piconez (2012), Pimenta e Lima (2012), entre outros estudiosos, além de documentos legais, que regem o tema. Com base nas compreensões que emergiram na investigação realizada, e com o intuito de propor instrumentos que contribuam para superar as fragilidades identificadas, desenvolvemos dois produtos educacionais, sendo uma “Cartilha de Estágio” e um aplicativo para dispositivos móveis denominado “Estágio Integrado”. Ao serem utilizados, os produtos elaborados, de um modo geral, atingiram os objetivos a que se propuseram, no sentido de fortalecer os processos de ensino e de aprendizagem proporcionados pelos estágios curriculares supervisionados, contribuindo assim com a qualificação desse espaço/tempo de aprendizado.

Palavras-chave: Estágio Curricular; Ensino Médio Integrado; Formação Integral; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 30 de julho de 2020

Horário: 9h