Página inicial > Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Diones Antonio Hohemberger - 17/07/2020
Notícias

Publicado em Segunda, 13 de Julho de 2020, 15h08 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título da Dissertação: Uso do Design Thinking para o ensino de empreendedorismo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica - EPT

Produto Educacional: Guia Didático do Design Thinking: uma metodologia ativa para estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo em sala de aula.

Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues,  e Dr. Sérgio da Costa Nunes

Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – IFFAR, aborda o uso do Design Thinking como metodologia ativa para o ensino de empreendedorismo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica – EPT.  O objetivo deste trabalho foi elaborar um produto educacional para impulsionar o ensino de empreendedorismo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica através do uso do Design Thinking. Intitulado “Guia Didático do Design Thinking”, o produto educacional visa oferecer aos docentes da rede federal um recurso pedagógico para o ensino de empreendedorismo e inovação que estimule aprendizagens ativas e colaborativas; o desenvolvimento integral do ser humano por meio da interdisciplinaridade e integração entre teoria e prática, resolução de problemas concretos, geração de ideias e projetos inovadores com potencial empreendedor, bem como maior protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem, de modo que os conteúdos e experiências sejam significativas na vida real dos mesmos.  A metodologia desta dissertação é de natureza qualitativa e foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e análise documental de onze Projetos Pedagógicos dos Cursos técnicos do Instituto Federal Farroupilha.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Inovação; Design Thinking

Data da defesa: 17 de julho de 2020