Página inicial > Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Maiara Dorneles Minuzzi - 24/06/2020
Notícias

Publicado em Sexta, 19 de Junho de 2020, 13h19 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título da Dissertação: ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO: INTEGRANDO CONHECIMENTOS BÁSICOS E TÉCNICOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Produto Educacional: Sequência Didática: contextualizada e integrada com o tema alimentação no Curso Técnico Integrado em Alimentos

Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dr. Paulo Roberto Cecconi Deon e Dra. Simone Lara

Resumo: Este trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Jaguari, teve como tema “Alimentos e Alimentação: Integrando Conhecimentos Básicos e Técnicos no Ensino Médio Integrado”. Seu objetivo foi investigar o impacto de uma proposta didática contextualizada e integrada desenvolvida com os estudantes do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Alimentos do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo pesquisa-ação. O estudo ocorreu em duas etapas: 1) Aplicação de um questionário de frequência alimentar (QFA), quantitativo, auto aplicado, e em versão eletrônica para identificar os hábitos alimentares dos estudantes; 2) Intervenção pedagógica, onde foi desenvolvida a proposta didática, a qual se configura como o produto educacional desta dissertação. A prática educativa abordou a relação existente entre as disciplinas do núcleo básico e as técnicas do curso, relacionando-as com o tema alimentação. As atividades basearam-se na Metodologia da Problematização com base no arco de Maguerez, como norteador da pesquisa, onde foram divididas em cinco etapas: 1) Observação da realidade; 2) Identificação dos Problemas - Pontos chaves; 3) Teorização; 4) Hipóteses de solução; 5) Aplicação à realidade. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Educação Física, onde os alunos foram divididos em cinco grupos, por áreas de conhecimentos Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Área Técnica, tendo cada grupo que pesquisar no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), internet, na própria instituição, podendo os professores auxiliarem em dúvidas e questionamentos feitos pelos alunos. A coleta de dados desta etapa se deu a partir da observação da pesquisadora e registros no diário de campo. A partir dos resultados observou-se que a ingestão energética diária dos macronutrientes encontrou-se dentro das recomendações nutricionais preconizadas pelas DRIs (Dietary Reference Intakes), e o consumo dos alimentos de acordo com o grau de processamento, apresentou resultados relevantes, pois teve uma ingestão baixa de alimentos processados e um aumento do consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Sobre o desenvolvimento da proposta didática integrada e contextualizada ocorreu de forma satisfatória, pois os alunos conseguiram relacionar o tema alimentação com as disciplinas básicas e técnicas do curso, onde eles puderam ter uma compreensão diferenciada do conhecimento, vivenciando a integração das disciplinas básicas e técnicas. Acredita-se que a inserção de práticas integradas como possibilidade do desenvolvimento do currículo integrado, para que o aluno possa estabelecer-se como aquele que constrói a própria aprendizagem e passe a ver o professor como o mediador desse processo é fundamental, pois através desta pesquisa notou-se a contribuição para a formação de um sujeito crítico, reflexivo e capaz de transformar a sua realidade.

Palavras-chave: Alimentação; Ensino Médio Integrado; Integração; Contextualização.

Data da defesa: 24 de junho de 2020

Horário: 14h

Local: Videoconferência

Link transmissão: https://stream.meet.google.com/stream/4d69ffb1-a532-4476-b27e-e0b32fad15a1