Página inicial > Livro traz abordagem ampla e aprofundada sobre educação profissional no Brasil

Livro traz abordagem ampla e aprofundada sobre educação profissional no Brasil

Publicado em Quarta, 06 de Mai de 2020, 15h09 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

“Temas em Educação Profissional e Tecnológica” é o título da publicação lançada nesta semana em evento no Instituto Federal Fluminense (IFF). A obra, organizada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN), Francisco das Chagas Silva Souza, e pelo professor da mesma instituição Albino Oliveira Nunes, trata de temas gerais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

“Há uma importância acadêmica (dar visibilidade a um campo da ciência que ainda é pouco pesquisado se comparado a outras áreas da educação) e também política, visto que estamos passando por uma série de reformas e a EPT vem sofrendo rebatimentos e correndo o risco de se voltar apenas à formação para o mercado ao invés de se preocupar com a formação ampla do trabalhador”, afirmou Francisco.

Composta por 15 capítulos, a maioria dos textos da coletânea foi escrita por docentes e mestrandos do ProfEPT e tem como escopo ampliar os debates sobre a modalidade de ensino. Os artigos versam sobre questões como políticas e financiamento relativos à educação profissional brasileira, formação de professores, currículo integrado e inovação em sala de aula, dentre outros.

O prefácio do livro coube à Miguel Arroyo, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O educador é uma referência quando o assunto é currículo e defensor de que a escola deve formar cidadãos.

Lançamentos – A publicação foi lançada dia 21 de agosto de 2019 em evento promovido pelo IFF, com palestra da professora Giselle Rôças que expôs o tema “Os Desafios da Pesquisa e da Pós-Graduação para os Institutos Federais”. A obra também foi lançada na reunião de gestores nacionais e coordenadores locais do ProfEPT, que foi realizada de 27 a 30 de agosto de 2019 no Instituto Federal de Brasília (IFB), e também durante o V Colóquio Nacional de Educação Profissional.

Clique para download

Notícia em: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/2918-livro-traz-abordagem-ampla-e-aprofundada-sobre-educacao-profissional-no-brasil?Itemid=609

Assunto(s):