Página inicial > Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Naires de Cassia Nunes Moraes - 30/08/19
Notícias

Publicado em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 10h27 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título do projeto: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – IFFar E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE.

Orientador: Dr.ª Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher,  e Dra. Neusa Maria John Scheid

Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)- Campus Jaguari. Trata-se de uma pesquisa documental de cunho qualitativo, que tem como campo de estudo o Curso Superior de Licenciatura em Matemática do IFFar. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais os pressupostos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) são construídos durante o percurso formativo do curso e como tais pressupostos são abordados nas práticas de Estágio Supervisionado, quando desenvolvidas em espaços de EPT, numa abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA). As fontes de dados foram o Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática bem como os relatórios de Estágio Curricular Supervisionado, produzidos pelos acadêmicos do referido curso. Após a fase exploratória, construiu-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), validada através da aplicação em uma turma do Ensino Médio Técnico Integrado em Agropecuária do IFFar- Campus Alegrete. Observou-se que a forma como os conhecimentos matemáticos foram trabalhados contribuiu para que os alunos do Ensino Médio Técnico compreendessem com mais clareza a importância da aprendizagem matemática para seu desenvolvimento intelectual e passam a questionar as “respostas prontas” que muitas vezes recebem em sala de aula e também em seu cotidiano. Inevitavelmente essa postura questionadora expande-se para a vida dos educandos, o que vem a caracterizar o grande compromisso da Educação Profissional e Tecnológica. Fica demonstrado assim, que a unidade de ensino desenvolvida foi de grande valia para a formação profissional e pessoal dos alunos envolvidos e pode ainda contribuir para o fazer pedagógico dos acadêmicos de Licenciatura em Matemática do IFFar, a medida em que permite pensar práticas especificas para o espaço da EPT.

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente.

Data da defesa: 30 de agosto de 2019

Local: Sala 201 do Campus São Borja