Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade de inauguração do Campus Avançado de Uruguaiana ocorre nesta sexta
Notícias IF Farroupilha

Solenidade de inauguração do Campus Avançado de Uruguaiana ocorre nesta sexta

Publicado em Quinta, 19 de Mai de 2016, 11h59 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha - Campus Avançado de Uruguaiana foi inaugurado oficialmente no começo deste mês, durante solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília. Amanhã (20), será realizada a cerimônia de entrega da placa de inauguração na cidade de Uruguaiana.

Participarão da solenidade a reitora, o prefeito municipal e outras autoridades.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, entregou a placa inaugural deste e de mais 40 novas unidades de 21 IFs no dia 9 de maio. O evento “Educação – Avanços e Conquistas” contou com a presença expressiva de reitores e diretores das instituições da Rede Federal, de representantes de movimentos sociais, de parlamentares e de entidades ligadas à educação.

Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a importância de democratizar e interiorizar o acesso à educação. “As pessoas de pequenas posses não podiam estudar ou tinham que deixar suas regiões. Tenho muito orgulho de ter criado, até hoje, 249 escolas”, destacou.

Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado, a inauguração dos novos campi é o reconhecimento do avanço da educação profissional no País. “Os institutos federais são de alcance de todos os brasileiros. É uma política educacional que está mudando o Brasil e que vive um processo de expansão, que não é apenas física, mas que transforma vidas, promove a inclusão social e forma trabalhadores de excelência”.

Em seu discurso, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, enfatizou as políticas de acesso, de permanência e de inclusão. “Hoje temos mais de um milhão de matrículas nas instituições da Rede Federal, oferecendo aprendizado de qualidade para que os estudantes possam se inserir no mercado de trabalho”.

Campus Avançado de Uruguaiana vai completar 2 anos desde sua oficialização

A unidade do Instituto Federal Farroupilha em Uruguaiana começou a ser planejada no começo de 2013, como uma Unidade de Ensino Profissional (UEP), e implantada naquele mesmo ano. Foi oficializada como Campus Avançado no dia 10 de junho de 2014, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União. Uma reunião da equipe gestora do IF Farroupilha com a prefeitura do município também oficializou a unidade como Campus Avançado.

Ainda no final de 2014, o Campus Avançado passou a ocupar sua sede própria, na rua Monteiro Lobato, 4442 - Bairro Cabo Luís Quevedo. O prédio foi originalmente planejado pela UFSM para ser ocupado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e posteriormente cedido ao IF Farroupilha. A aula inaugural do prédio ocorreu em março do ano passado.

O Campus Avançado de Uruguaiana oferece os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio em Informática e Infraestrutura Escolar e cursos do Pronatec.

A unidade é gerenciada pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja. Já no ato de sua implantação, a reitora do IF Farroupilha, professora Carla Jardim, manifestou os planos de que, futuramente, a unidade se torne um campus independente. Segundo ela, uma unidade independente pode contar com maior número de servidores e autonomia orçamentária, aumentando sua atuação na região.

Uruguaiana também passaria a ser a maior cidade a contar com uma unidade do IF Farroupilha. Outra característica importante seria o fato de o município situar-se na fronteira com a Argentina, oferecendo diversas oportunidades para a atuação do instituto na região.

ASCOM - com informações do Portal do MEC e da Assessoria de Comunicação do Conif