Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Superior do IFFar reúne-se pela primeira vez em 2018
Notícias IF Farroupilha

Conselho Superior do IFFar reúne-se pela primeira vez em 2018

Publicado em Quarta, 28 de Março de 2018, 15h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A 1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do IFFar (Consup) ocorreu nesta terça-feira (27). No encontro, foram aprovados projetos de criação de curso, alterados os processos seletivos para cursos subsequentes e superiores e apresentado o Relatório de Gestão 2017.

Reunião Consup1

A partir de 2019 o IFFar deverá ter 16 novos cursos. Os projetos de criação foram aprovados durante a reunião do Consup. A expectativa é que até maio os projetos pedagógicos dos novos cursos estejam finalizados e aprovados pelo Conselho Superior. Veja a lista completa dos cursos aprovados no final desta notícia.

Além de nova oferta de cursos, o Processo Seletivo 2019 terá outras novidades. A forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, isto é, aqueles direcionados a alunos que já completaram o Ensino Básico, será através de sorteio.

O ingresso nos cursos superiores também será modificado. Agora, 30% das vagas serão selecionadas pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC (Sisu), as vagas restantes serão selecionadas por processo próprio que utilizará a nota do ENEM.

Antes destas alterações, o ingresso nos cursos subsequentes se dava pela nota de uma das últimas três edições do ENEM. Nos cursos superiores, o ingresso era 100% através do Sisu.

Relatório de Gestão 2017 é aprovado pelo Consup

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFFar, professor Gustavo Hennig, apresentou o  Relatório de Gestão 2017 na 1ª Reunião Ordinária do Consup. Este relatório é feito anualmente segundo exigência do Tribunal de Contas da União  (TCU).

Em 2018, o TCU virá ao IF Farroupilha auditar as contas da Instituição. De acordo com o professor Gustavo Hennig, a atuação do Tribunal durante estas auditorias se dá mais no sentido de orientação.

O Relatório de Gestão traz informações interessantes sobre o último ano do IFFar. Ele cita, por exemplo, as principais ações do IFFar em 2017. Entre elas estão a parceria com o Instituto Politécnico do Porto, que possibilita a oferta de mestrado para servidores do IF Farroupilha, o início do Curso de Graduação em Medicina Veterinária no Campus Frederico Westphalen e a implantação das Incubadoras Tecnológicas.

Também são citadas no relatório as principais dificuldades institucionais no ano que passou. Algumas delas foram a redução e o atraso no repasse dos recursos orçamentários e o déficit no quantitativo de servidores.

Reunião Consup2

Fatec será fundação de apoio do IFFar

A Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) será a nova fundação de apoio do IFFar. A Fatec também apoia a UFSM.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, professor Arthur Frantz, explicou que a distância dificulta a tramitação de processos entre a Instituição e a Faurgs, outra fundação de apoio conveniada com o IFFar.

O professor Arthur Frantz também disse que a principal função da fundação de apoio é a internalização de recursos, mas também há outras. Como exemplo, o pró-reitor citou que através da fundação há a possibilidade de comercialização de excedentes de produção dos campi do IFFar.

Lista de cursos que tiveram o Projeto de Criação aprovado na Reunião do Consup

Campus Frederico Westphalen

• Bacharelado em Ciência da Computação
  • Licenciatura em Matemática