Página inicial > Últimas Notícias > Concurso vai escolher música dos 10 anos do NTG Alma Farrapa
Notícias IF Farroupilha

Concurso vai escolher música dos 10 anos do NTG Alma Farrapa

Publicado em Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 17h43 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Alunos e servidores do IFFar e comunidade em geral podem participar do concurso que vai escolher a música comemorativa aos 10 anos do Núcleo de Tradições Gaúchas (NTG) Alma Farrapa do campus Júlio de Castilhos. As inscrições vão até 16 de abril.

Noticia site concurso musical

Para se inscrever, os candidatos devem entregar a ficha de inscrição, a música e a melodia gravadas em formato MP3, letra e partitura na Coordenação de Licitação e Contratos do IFFar – Campus Júlio de Castilhos. A música deve ter entre quatro e seis minutos.

Os dois primeiros colocados serão premiados, sendo R$500,00 para o primeiro e R$250,00 para o segundo. Além disso, os candidatos premiados deverão apresentar suas composições, música e melodia na mateada comemorativa aos 10 anos do IFFar, na cidade de Tupanciretã, em data e horário a ser informado pela Comissão responsável pelo concurso.

A ficha de inscrição e todas as outras informações necessárias para a participação no Concurso Musical estão disponíveis no Edital do Concurso.

Saiba mais sobre o NTG Alma Farrapa

O nome Alma Farrapa surgiu em meio às rodas de chimarrão de alunos e servidores da Instituição que apreciam o tradicionalismo gaúcho. O termo alma - do latim anima, do grego anemos - significa sopro, emanação; ao, é o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário. Então, alma refere-se ao principio que dá movimento ao que é vivo, ao que é animado ou que faz mover.

O termo farrapo surgiu na época da Revolução Farroupilha, conhecida como Guerra dos Farrapos, e expressa o estado da indumentária do exército revoltoso do Rio Grande do Sul, cujos recursos financeiros eram escassos. Neste sentido, o NTG Alma Farrapa vem manifestar a alma dos que dele fazem parte, segue os ideais legados pelos farrapos que lutaram pelo Rio Grande do Sul em tempos remotos.

Além disso, é com essa mesma alma que se cultuam as tradições deste chão, sem luxo, mas com um amor que precisa ser manifestado através da música, das danças, da poesia, do chimarrão, entre tantos outros costumes deste povo.

O NTG Alma Farrapa tem como lema: “Cultuando a tradição em meio à educação”.