Página inicial > Últimas Notícias > IF Farroupilha participa de Conferência Internacional de Educação de Adultos
Notícias IF Farroupilha

IF Farroupilha participa de Conferência Internacional de Educação de Adultos

Publicado em Segunda, 02 de Mai de 2016, 16h45 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha participou, de 25 a 27 de abril, da CONFINTEA Brasil+6 (Conférence Internationale sur l’Education des Adultes), Conferência promovida pela Unesco, em Brasília, sob a temática da Educação ao Longo da Vida. O IF foi representado pelo professor Édison Brito, Diretor de Ensino da PROEN.

Ao longo das últimas seis décadas, a Unesco promoveu seis Conferências Internacionais de Educação de Adultos CONFINTEAs (Conférence Internationale sur l’Education des Adultes): Dinamarca (1949), Canadá (1963), Japão (1972), França (1985), Alemanha (1997) e Brasil (2009).

A CONFINTEA Brasil+6 reuniu, no mesmo evento, o Seminário Internacional sobre Educação ao Longo da Vida, a Reunião Técnica Brasileira de Balanço Intermediário do Marco de Ação de Belém e a Reunião de Órgãos Internacionais de Cooperação Técnica. O evento propôs-se a realizar um balanço dos seis anos pós VI CONFINTEA, atualizar o Documento Nacional sobre EJA, avaliar o que fomos capazes de realizar nestes seis anos e planejar como fazer o que ainda não foi feito, em consonância com o PNE 2014-2024, Lei n. 13.005/2014.

No final do evento foram aprovadas recomendações aos Órgãos Governamentais brasileiros, IES, fóruns de EJA, Empresas e Organismos Internacionais como forma de dar continuidade à implementação dos objetivos da CONFINTEA, entre elas, destaca-se: reconhecer a EJA como direito humano fundamental; e, assegurar a ampliação do direito à educação básica pública, gratuita e de qualidade, pela universalização do Ensino Fundamental e Médio, respeitando as necessidades e especificidades do sujeito da EJA.

As CONFINTEAs têm sido o fórum mais influente na orientação das diretrizes e políticas globais da educação de adultos. Em alguns momentos mais conturbados, evitaram, inclusive, o desaparecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das pautas políticas em vários países.

A primeira Conferência realizada no Hemisfério Sul e no Brasil foi em 2009. Na ocasião foi proposto, por meio do Marco de Ação de Belém, o reconhecimento da aprendizagem e da educação de adultos numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida. Os delegados dos 144 países membros da Unesco aprovaram recomendações a serem implementadas pelos países membros como forma de colocar em prática essa perspectiva.

Com informações da publicação Educação de adultos em retrospectiva - 60 anos de CONFINTEA, disponível aqui.