Página inicial > Últimas Notícias > Portaria cria indicadores de qualidade para cursos superiores
Notícias IF Farroupilha

Portaria cria indicadores de qualidade para cursos superiores

Publicado em Segunda, 02 de Mai de 2016, 12h38 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Portaria Normativa nº 8, publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de abril, cria sete indicadores de qualidade para cursos superiores e um novo índice geral institucional que substitui o atual IGC.

De acordo com o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Farroupilha, professor Sidinei Cruz Sobrinho, as mudanças introduzidas pela portaria são "substanciais", e trazem "maior complexidade na avaliação dos cursos de graduação com a intenção de articulação do acompanhamento desde o ENEM até o egresso".

Na mesma data, foi publicada a Portaria Normativa nº 7, que institui o Cadastro Nacional de Concluintes (CNC) com formulário eletrônico no qual há o Questionário do Estudante - de preenchimento obrigatório - e o Questionário do Egresso - de preenchimento voluntário pelos formandos. O professor Sidinei Cruz Sobrinho explica que o CNC, em síntese, "servirá como base de dados que também serão usados para compor os indicadores de qualidade dos cursos de graduação".

A definição da metodologia dos indicadores de qualidade da educação superior, bem como a implementação dos procedimentos avaliativos será elaborada pelo Grupo de Trabalho de Avaliação do Desempenho da Educação Superior (GTAES). O Conif e a Setec, entre outros, fazem parte do GT. O INEP tem 60 dias para apresentar o resultado dos trabalhos do GTAES em audiência pública.

Atualmente, segundo os padrões de avaliação anteriores à nova portaria, o Instituto Federal Farroupilha possui diversos cursos superiores avaliados com nota quatro e alguns com a nota máxima, que é cinco. O IGC da instituição também é quatro, em avaliação que vai até cinco.

Acesse a portaria na íntegra neste link.

Conheça os novos indicadores introduzidos pela Portaria Normativa nº 8

1- IDE - Indicador de Desempenho no ENADE;
2 - IDD - Indicador da Diferença entre o Desempenho Observado e Esperado, que levará em consideração os resultados do estudante no ENEM e no ENADE;
3 - ITE - Indicador de Trajetória dos Estudantes, que levará em consideração as taxas de permanência, desistência e conclusão;
4 - IDCD - Indicador de Desenvolvimento do Corpo Docente, neste caso além dos dados já utilizados atualmente como Regime de Trabalho e Titulação, levará também em consideração o tempo de atuação do docente no curso.
5 - IDC - Índice de Desempenho dos Cursos de Graduação, substitui o Conceito Preliminar de Curso (CPC), e é formado pelo IDE, IDD, ITE e IDCD;
6 - IIDC - Índice Institucional de Desempenho dos Cursos, resultado da média ponderada, por número de matrículas, do conjunto de IDC dos cursos de graduação da instituição. Ou seja, de forma simples, se um curso tiver ótima avaliação no IDC, mas poucos alunos e, comparados com os demais cursos avaliados, a ótima avaliação daquele curso será de pouca relevância no contexto dos indicadores de qualidade da Instituição e dos Cursos de Graduação desta;
7 - IDEx - Indicador de Desempenho de Extensão, formado por dados do Censo e do SINAEs;
8 - IDI - Índice de Desempenho Institucional, que substitui o atual Índice Geral de Cursos (IGC) e que será resultado do IDD, IDEX, IIDC, Censo, Avaliações da CAPEs, CNPQ, FAPs, EMBRAPII e considerado ainda o Esforço de oferta de licenciaturas de qualidade atestada pelo IDC.