Página inicial > Últimas Notícias > Docentes moçambicanos são certificados no MEC após formação no IFFar
Notícias IF Farroupilha

Docentes moçambicanos são certificados no MEC após formação no IFFar

Publicado em Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 17h05 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na última quinta-feira (14), uma cerimônia de certificação, realizada no Ministério da Educação (MEC), marcou o encerramento do Programa Piloto de Formação de Formadores Moçambicanos nas Áreas de Agricultura e Mecanização Agrícola. Com resultados positivos, a ação foi planejada a partir de Protocolo de Intenções firmado em 30 de janeiro de 2017 pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique.

No decorrer daquela semana, um dos integrantes do Comitê Gestor do Programa, Sérgio Pedini, coordenou uma reunião de balanço do programa, cujos resultados e encaminhamentos foram apresentados durante a cerimônia. Os desdobramentos serão executados no decorrer do próximo ano. No retorno a Moçambique, depois de 90 dias no Brasil, os 30 docentes africanos desenvolverão projetos em suas instituições de origem, com tutoria virtual de professores brasileiros. Outro resultado positivo do programa é a elaboração de novos projetos de cooperação nas áreas de construção civil; gestão escolar; turismo, hospitalidade e lazer; e ciências agrárias. A intenção é que a Rede Federal receba mais professores moçambicanos no segundo semestre de 2018.

Ao expor os resultados da etapa piloto, o coordenador do Comitê Gestor Nacional do Programa de Formação de Moçambicanos, Marcelo Bregagnoli, afirmou que “brasileiros e moçambicanos saem plenamente satisfeitos”. Nesse sentido, o vice-presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida, reforçou: “nós somos do tamanho dos nossos sonhos”, disse, ao dar ênfase ao processo de compartilhamento de experiências e conhecimentos. Representando os docentes que participaram do programa, o professor Helder Matavel agradeceu o acolhimento e o apoio dos brasileiros para o êxito das atividades. “Finalizar é começar e, hoje, finalizamos e iniciamos uma nova etapa. Vou levar minha contribuição ao meu país. Lá, 80% da população vive no campo”, declarou emocionado.

Saiba mais sobre o programa

Trinta professores de instituições de ensino agrárias moçambicanas participaram da primeira turma do programa. Durante três meses no Brasil, eles conviveram com a realidade dos institutos federais, trocaram experiências e ampliaram conhecimentos em agricultura e mecanização. O conteúdo programático abrangeu diversas áreas como extensão agrária, irrigação, mecanização agrícola, sanidade animal, sanidade vegetal, sistemas de produção, solos cultivados e tecnologias de produtos agropecuários processados.

Cada docente teve contato com a realidade de dois dos seguintes institutos federais: do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), do Norte de Minas Gerais (IFNMG), do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), do Espírito Santo (Ifes), do Rio de Janeiro (IFRJ), Fluminense (IFF), Baiano (IF Baiano), de Alagoas (Ifal), do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), de Pernambuco (IFPE), de Santa Catarina (IFSC), Farroupilha (IFFar), de Brasília (IFB), Goiano (IF Goiano), de Roraima (IFRR) e do Amapá (Ifap).

O Programa recebeu apoio da Autoridade Nacional de Educação Profissional de Moçambique (Anep), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC)".

No IFFar, quatro professores participaram da formação no período de 13 de novembro a 8 de dezembro: Ibraimo Leonardo, António Matabeira Joaquim Joia, Leonel Castigo Machanguana e Alírio Dioníldio Jeremias Matavela.