Página inicial > Últimas Notícias > Rede Federal está no ranking das melhores instituições de ensino superior do país
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 30 de Novembro de 2017, 11h38 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsáveis pela avaliação da qualidade da educação superior oferecida em 2016, apontam que a Rede Federal está no ranking das melhores instituições de Ensino Superior (IES) do país. De acordo com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado no dia 24 de novembro, 35% dos Institutos Federais (IFs) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) avaliados receberam conceito 4, considerado excelente, e os 65% restantes receberam nota 3.

O IFFar manteve a avaliação 4 no IGC, em uma escala de 1 a 5, reconhecimento que comprova a qualidade do ensino ofertado pela instituição. Entre as instituições gaúchas, o IFFar ficou na 11ª posição, ocupando o segundo lugar entre os institutos federais do estado. Entre os 38 institutos federais do país, o IFFar ficou classificado em sétimo lugar.

Outro dado apresentado pelo órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) foi o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Nesta categoria, 1% dos institutos federais recebeu a nota máxima, 5. Outros 48% da Rede obtiveram nota 4 e, 49%, nota 3.

Em 2016, foram avaliados os bacharelados nas grandes áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins e os cursos tecnológicos relacionados às áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. Esse universo representou 18 áreas de avaliação, 4.300 cursos e 195.757 participantes no exame. Destes, 102 cursos e 3.532 estudantes são da Rede Federal.

Neste último triênio (2014-2015-2016), dezesseis cursos de graduação do IFFar foram avaliados. O destaque foi o curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Alegrete, que ficou com CPC 5. Com conceito 4, ficaram os cursos de licenciatura em Matemática dos campi Alegrete e Santa Rosa, licenciatura em Química dos campi São Vicente do Sul, Panambi e Alegrete, licenciatura em Ciências Biológicas do Campus São Vicente do Sul, bacharelado em Administração do Campus Santa Rosa e Tecnologia em Agronegócios dos campi Santo Augusto e Júlio de Castilhos.

Saiba mais sobre o IGC  e o CPC

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade calculado pelo Inep para avaliar as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo leva em conta os seguintes aspectos: a média dos conceitos obtidos pelos cursos avaliados no último triênio pelo Enade, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.

O cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) tem por base a avaliação de desempenho de estudantes por meio do Enade; o valor agregado pelo processo formativo, a partir do Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); as características do corpo docente, por meio do censo da educação superior; e as condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo (infraestrutura e instalações físicas, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional), a partir do Questionário do Estudante. O indicador é calculado somente para cursos com, no mínimo, dois concluintes participantes no Enade.

banner conceito 4