Página inicial > Últimas Notícias > Colégio de Dirigentes do IFFar discute registro de frequência no SIG
Notícias IF Farroupilha

Colégio de Dirigentes do IFFar discute registro de frequência no SIG

Publicado em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 12h17 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A 8ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir) discutiu o registro de frequência dos servidores no Sistema Integrado de Gestão (SIG) e o abono de faltas não justificadas na última quinta-feira, no Auditório da Reitoria. A reunião terá continuidade na tarde de hoje (13).

Anexos:

DSC 0830

Foto: Codir é composto por diretores gerais, pró-reitores e pela reitora do IFFar

Durante o mês de novembro, as unidades do Instituto Federal Farroupilha deram início à realização de reuniões com os servidores para tratar das dúvidas, corrigir equívocos e regularizar os registros de frequência no SIG. Apesar de terem sido observados poucos casos em que o registro é realizado fora dos padrões, a incidência de alguns problemas motivaram as conversas com os servidores.

Os dirigentes do IFFar observaram que a maior parte dos problemas ocorre no que se refere ao registro de eventualidades, como atividades fora de sede, faltas justificadas, abonos, entre outros. Quando o ponto do servidor apresenta alguma irregularidade quanto ao número de horas diárias registradas, o trabalho dos homologadores - normalmente as chefias imediatas ou diretores - é dificultado.

A reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, disse que o registro eletrônico não é um constrangimento para o servidor, mas sim uma garantia de sua trajetória profissional. Além disso, ela ressaltou que não houve nenhuma mudança na legislação que dispense qualquer categoria do registro.

DSC 0835

Foto: a reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, defende que o registro do ponto correto é uma garantia ao servidor

Algumas unidades farão novas capacitações para que os servidores regularizem seus pontos eletrônicos. A diretora geral do campus Santa Rosa, Renata Rotta, falou que a principal alegação dos servidores para o preenchimento incorreto do ponto é justamente a falta de conhecimento. Ainda de acordo com Renata, o sistema já funciona corretamente e o registro precisa ser efetivado.

Para o diretor geral do campus Júlio de Castilhos, Rodrigo Carlotto, apesar de os casos de incorreção serem poucos, podem ser o suficiente para comprometer a imagem de servidores que realizam um trabalho exemplar.

O pró-reitor de Ensino do IF Farroupilha, professor Edison Brito, observou que a maior parte dos servidores cumpre o horário de trabalho, ainda que não efetue o registro corretamente. Para ele, não há no IFFar uma cultura de preocupação com o registro efetivo.

De acordo com a professora Carla Jardim, a gestão trabalha em algumas alternativas para facilitar o trabalho de servidores e homologadores do ponto.

Abono de faltas não justificadas

O Instituto Federal Farroupilha vai permitir que servidores técnicos administrativos em educação que trabalham 40 horas semanais tenham um dia de falta não justificada abonada pelas chefias no ponto eletrônico. Esta ação, também regularizada em outras universidades, tem o objetivo de promover o bem estar dos servidores permitindo que eles tenham acesso à serviços que ocorrem apenas em horário de trabalho, como por exemplo serviços bancários.

Além de exigir jornada de trabalho de 40 horas, a concessão do abono será permitida apenas em meses que não tenham recesso acadêmico e férias agendadas pelo servidor. Os servidores que desejarem, podem negociar com as chefias para que o abono seja concedido nas datas de aniversários.

Algumas unidades do IFFar já permitiam este abono. Agora, a questão será regularizada e padronizada em toda as unidades do IF Farroupilha pela gestão através de um documento institucional.

Reunião terá continuidade na segunda-feira

A 8ª Reunião do Colégio de Dirigentes do IF Farroupilha terá continuidade na tarde desta segunda-feira (13), às 13h30, por vídeo conferência. A pauta completa pode ser vista no anexo desta notícia.