Página inicial > Últimas Notícias > IF Farroupilha promove IV Seminário do Pesquisador
Notícias IF Farroupilha

IF Farroupilha promove IV Seminário do Pesquisador

Publicado em Sexta, 29 de Abril de 2016, 16h07 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

IV Seminário do Pesquisador aconteceu em paralelo ao III Encontro dos Representantes de NITs do Interior do RS. As atividades foram realizadas na última quarta-feira (27) no Instituto São José, em Santa Maria.

Os objetivos dos eventos são a consolidação da pesquisa, pós-graduação e inovação e fortalecer a aproximação entre pesquisadores e empresas privadas. Também participaram da atividade representantes de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do IFRS, IFSul, Unipampa, UFPel e Furg.

A programação do evento contou com uma mesa de discussão sobre as alterações no marco legal da inovação e suas repercussões contratuais, com a participação do diretor-presidente da FAURGS, Sergio Nicolaiewsky e da diretora de estudos da Associação Brasileira de Executivos de Licenciamento, Juliana Viegas.

Durante a tarde, ocorreram workshops e o lançamento do projeto “Mapeamento estratégico para grupos de pesquisa do IF Farroupilha”.

Pesquisa universitária deve gerar impacto social

Durante sua fala de abertura, a reitora do Instituto Federal Farroupilha, professora Carla Comerlato Jardim, destacou a importância do evento para que se pense na relação entre inovação e desenvolvimento regional. Para ela, a pesquisa brasileira foca em publicações sem necessariamente impactar a sociedade. Na opinião da reitora, os Institutos Federais vieram para alterar esta mentalidade.

Reitora do IF Farroupilha defende pesquisa com impacto social

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Farroupilha, professor Arthur Frantz, disse que é preciso aproximar a pesquisa da comunidade e do setor produtivo.

Novo marco legal agiliza a inovação e a pesquisa nas universidades

Juliana Viegas, advogada e diretora de estudos da Associação Brasileira de Executivos de Licenciamento, falou sobre as alterações no marco legal da inovação e os tipos de contratos entre instituições de pesquisa e o setor privado disponibilizados. Para ela, o marco legal “é uma lei de apoderamento”, que permite às instituições públicas aprimorar suas atividades.

O diretor da FAURGS, Sergio Nicolaiewsky, falou sobre as parcerias entre instituições federais de ensino e pesquisa e as fundações – situações como da UFRGS e Faurgs, e UFSM e Fatec, por exemplo. Nicolaiewsky disse que estas relações são fundamentais para a pesquisa universitária. Uma das justificativas seria em razão da burocracia e dos calendários que envolvem os recursos públicos. Para Sérgio, a pesquisa tem seu próprio tempo e exige investimentos ágeis.

Sergio Nicolaiewsky também falou sobre a parceria entre a UFRGS e a FAURGS

O novo marco legal foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em janeiro deste ano. Na ocasião, ela disse que o novo marco legal dá “transparência e segurança jurídica a uma cooperação fundamental para o crescimento econômico, a geração de emprego e renda, o desenvolvimento sustentável e a ampliação de oportunidades para a população”.

De acordo com o site do Planalto, o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação é uma legislação que regula a relação entre entes públicos e privados, com transparência e segurança jurídica além de reduzir a burocracia e dar mais celeridade ao processo.

ASCOM, com informações do site do Planalto.