Página inicial > Últimas Notícias > Campus Panambi realiza III ComViver
Notícias IF Farroupilha

Campus Panambi realiza III ComViver

Publicado em Terça, 29 de Agosto de 2017, 09h35 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nos meses de agosto, setembro e outubro, a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi realiza a 3ª edição do ComViver, atividade de formação que possui o intuito de discutir e problematizar os processos de inclusão e diversidade na contemporaneidade, sobretudo no contexto escolar.

Na noite de quarta, 23, realizou-se a abertura do evento, que contou com a declamação de uma poesia, realizada pelos professores Rudião Wisniewiski e Lisiane Goettems, pela apresentação da performance “Filhos do arco-íris”, realizada pela drag queen Surya, e pela apresentação musical da discente Monisa Andreola.

Após o acolhimento dos participantes, as professoras Daniela Medeiros, educadora especial e Coordenadora da Coordenação de Ações Inclusivas (CAI), e Fabiana Beck Pires, pedagoga do campus, realizaram uma fala introdutória ao evento, abordando os marcos históricos e a atualidade da inclusão no Brasil. Ao final da fala as palestrantes propuseram um exercício de reflexão sobre o quanto movimenta-se, nas escolas, para alcançar o processo de inclusão que tanto se almeja. Ao fim da apresentação, foram apresentados jogos inclusivos desenvolvidos por discentes do Campus Panambi.

O segundo período da formação foi destinado a uma mesa na qual as participantes relataram o histórico e a experiência com a oferta de apoio educacional especializado e de assistência social a pessoas com deficiência cognitiva. Participaram dessa atividade Silvane Costa Beber, Coordenadora Pedagógica da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Panambi, Marilurdes Jacobi, Diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Panambi (CAEEP) e Mirian Camilio, Diretora da APAE, encerrando as atividades do primeiro encontro do III ComViver.

Na sexta, 25, o contou com a palestra “Inclusão na Atualidade: Do que e de quem estamos falando?”, com a Dr.ª. Patrícia Graff, docente da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. A próxima etapa da formação ocorrerá nos dias 4 e 5 de setembro, às 19h, no mesmo local.

Ascom Panambi