Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do IFFar - Campus Panambi é desenvolvido na Universidade de Algarve em Portugal
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 08h52 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

“Cultura de Respeito às Diferenças: aproximações, distanciamentos e negociações desenvolvidas em ações educativas” foi um dos três projetos selecionados pelo Instituto Federal Farroupilha para desenvolver ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação em instituições estrangeiras.

Desde dezembro de 2016, a professora de Educação Física, Lisiane Goettems, e a aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Aline Beatriz Germano da Silveira, do IFFar - Campus Panambi, estão executando o plano de trabalho do projeto na Universidade de Algarve (UAlg), situada na cidade de Faro, em Portugal.

O projeto possui três meses de duração e contempla ações como a realização de intervenções e condução de aulas, tanto em cursos de licenciatura como de mestrado. Nas atividades já realizadas em Algarve, foram utilizadas como base as experiências dos Núcleos Inclusivos do Campus Panambi. Em uma das aulas para o Mestrado em Educação Especial, as representantes do IFFar relataram a experiência do ComViver e do CineViver, projetos que envolvem alunos e servidores em discussões sobre os processos educativos visando ações inclusivas. Na aula, foi compartilhada a experiência brasileira: “refletiu-se sobre a formação continuada de professores e servidores a partir da perspectiva de que todos que atuam no IFFar educam e, portanto, é importante que todos se envolvam com as propostas de trabalho dos núcleos inclusivos, como forma de compreender a educação”, afirma a professora Lisiane.

Adicionalmente às atividades citadas, as colegas estão realizando atividades de observação em agrupamentos escolares de Faro e realizando entrevistas para ampliar o banco de dados para a pesquisa proposta. Os resultados do projeto serão apresentados ainda no 1º semestre de 2017. A repercussão do Instituto Federal Farroupilha junto à Universidade de Algarve já rendeu o convite para as autoras do projeto escreverem para uma revista da instituição portuguesa, assim como para realizarem a apresentação de um trabalho sobre o projeto em um evento internacional.

Secom (com a colaboração da Ascom - Campus Panambi)