Página inicial > Últimas Notícias > IF Farroupilha vai ofertar mestrado em parceria com instituição de Portugal
Notícias IF Farroupilha

IF Farroupilha vai ofertar mestrado em parceria com instituição de Portugal

Publicado em Quinta, 14 de Abril de 2016, 12h57 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha formalizou parceria com o Instituto Politécnico do Porto (IPP) para a oferta de mestrado para servidores docentes e técnicos-administrativos (TAEs).

Após mais de um ano de negociações e adaptação dos regulamentos institucionais, o acordo foi assinado nesta quarta-feira, 13/4, durante a 62ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que ocorre em Brasília de 12 a 14 de abril. A reitora do IF Farroupilha, Carla Jardim, e o vice-presidente do IPP, Carlos Ramos, assinaram o documento. Além deles, participaram do ato os reitores de instituições da Rede Federal de todo o Brasil.

Os editais para seleção dos candidatos serão lançados nos próximos dias pelo IPP. Com início previsto para setembro de 2016, as aulas serão ministradas em Porto e no IF Farroupilha, até julho de 2018. Durante o curso, os servidores selecionados participarão de atividades no IPP e professores portugueses virão ao Brasil para dar apoio às atividades dos alunos.

Ao total, serão ofertadas 50 vagas, sendo 25 para o Mestrado em Estudos Superiores Especializados em Educação - Administração de Organizações Educativas (exclusivas para servidores Técnico-administrativos em Educação) e as demais vagas para o Mestrado em Educação e Intervenção Social - Desenvolvimento Comunitário / Educação de Adultos (destinadas a docentes e TAEs). A Escola Superior de Educação do IPP é a responsável pelos programas de mestrado.

O IFFarroupilha destinará auxílio financeiro aos 50 servidores selecionados por meio do Programa Institucional de Incentivo à Qualificação (PIQP)-Programas Especiais (Resolução CONSUP nº 007/2016).

A reitora do IF Farroupilha, professora Carla Jardim, considera esta ação como das mais importantes realizadas durante sua gestão pois, além de proporcionar a qualificação em serviço de número significativo de servidores em curto espaço de tempo, a experiência internacional vivenciada trará, com certeza, novas perspectivas pessoais e profissionais aos mestrandos. Além disso, a participação desses 50 servidores nos dois PPGs deverá constituir uma massa crítica altamente especializada em EPT, considerando que os estudos e pesquisas serão intimamente relacionados às atividades do cotidiano institucional.