Página inicial > Últimas Notícias > IFFar solicita orçamento extraordinário ao MEC
Notícias IF Farroupilha

IFFar solicita orçamento extraordinário ao MEC

Publicado em Terça, 21 de Mai de 2024, 16h15 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar solicitou orçamento extraordinário ao Ministério da Educação (MEC) através de ofício encaminhado na última quinta-feira (16). Os recursos foram requisitados para a realização de ações de assistência estudantil e de reparos nas unidades em virtude dos eventos climáticos ocorridos nas últimas semanas no Rio Grande do Sul. O valor solicitado chega a cerca de R$9 milhões.

iffarsolcitaorçamento notícia21052024

O ofício encaminhado pelo IFFar ao MEC divide em cinco pontos as ações necessárias em decorrência da situação de calamidade no Rio Grande do Sul. São eles o pagamento de auxílio emergencial aos estudantes, o pagamento de auxílio inclusão digital, a alimentação estudantil, a manutenção e a reforma de espaços pedagógicos e administrativos afetados pelas chuvas e a aquisição de equipamentos e mobiliários.

O auxílio emergencial no valor de R$1 mil será pago aos estudantes que tiveram suas moradias afetadas pelas chuvas e enchentes. A ajuda será custeada com recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec/MEC). Conforme orientação do Governo, o IFFar já realizou com recursos próprios o pagamento do auxílio a 152 estudantes. Outros 127 devem receber o auxílio até esta quinta-feira (23). A instituição estima que o auxílio ainda será devido a outros 100 estudantes que tiveram até o momento alguma dificuldade de relatar sua situação ao IFFar. No total, 350 estudantes serão beneficiados.

De acordo com o ofício, o auxílio inclusão digital será pago aos estudantes em virtude da perda de equipamentos eletrônicos e da dificuldade de acesso aos campi. Com a retomada do calendário acadêmico, será necessária a realização de atividades pedagógicas que ensejarão o apoio para a conexão e a aquisição de aparelhos para estudantes vulneráveis. O IFFar estima para essa ação um investimento de R$900 mil em recursos de custeio e de R$300 mil em recursos de capital.

As ações envolvendo a alimentação estudantil incluem aquisição de insumos como gás e combustível e de gêneros alimentícios. O documento explica que, com a situação de calamidade, foi necessário atender emergencialmente estudantes atingidos e realizar ações de ajuda humanitária envolvendo a produção e entrega de alimentos, marmitas e café aos desabrigados. A estimativa de custo desta ação é de R$2,1 milhões.

As chuvas também trouxeram prejuízos materiais a diversas unidades do IFFar. Houve danos a telhados, calhas, pisos, acessos às unidades, fiação elétrica, entre outros. Uma planilha que acompanha o ofício detalha cada uma das ações de reparo e reforma necessários em cada unidade da instituição.

Além da estrutura física, também ocorreram prejuízos relacionados a equipamentos e mobiliários. Inicialmente, foram verificados danos em refeitórios, bibliotecas, laboratórios, entre outros. Para a reposição desses equipamentos e mobiliários será necessário um investimento de cerca de R$653 mil reais.

O valor total solicitado pelo IFFar é de R$9.097.831,20, divididos em R$7.444.648,20 em recursos de custeio e R$1.653.183 em recursos de capital.

Nove unidades do IFFar estão sem aulas

Com as fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul desde o final do mês de abril, praticamente todas as unidades do IFFar sofreram algum tipo de impacto.

Duas unidades do IFFar foram totalmente afetadas tendo o acesso rodoviário interrompido. Outras nove unidades foram impactadas parcialmente, com danos diretos causados pelas chuvas ou impactos indiretos, como a dificuldade de acesso de alunos que residem em locais ou regiões mais afetadas.

Os campi São Vicente do Sul e Jaguari ainda estão sem aulas. A previsão de retorno é para o dia 27 de maio. Outros sete campi estão com o calendário acadêmico suspenso em virtude da greve nacional dos servidores federais da educação.

Confira em detalhes:

• Número total de campi do IFFar: 11
  • Campi totalmente afetados (sem acesso rodoviário): 2
  • Campi afetados parcialmente: 9
  • Campi sem aula: 9, totalizando 11.516 estudantes
  • Campi com aula: 2, totalizando 2 mil estudantes (Panambi e Santo Ângelo)
  • Alunos afetados pelas chuvas: 3 mil – dos quais 350 devem receber auxílio emergencial por terem tido danos às suas residências
  • Campi com atividades suspensas em virtude da situação climática: 2 (Jaguari e São Vicente do Sul)
  • Campi com calendário acadêmico suspenso em virtude da greve: 7 (Alegrete, Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Santa Rosa, Santo Augusto, São Borja e Uruguaiana)