Página inicial > Últimas Notícias > Dia Internacional da Mulher: entrevista com a Reitora Nídia Heringer
Notícias IF Farroupilha

Dia Internacional da Mulher: entrevista com a Reitora Nídia Heringer

Publicado em Domingo, 31 de Março de 2024, 09h51 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, conversamos com algumas mulheres que atuam ou estudam no IFFar. No último texto da série, conheça um pouco mais sobre a professora, e atual reitora, Nídia Heringer.

No IFFar, Nídia ingressou no Campus Santo Augusto (SA) do IFFar – que na época era UNED do CEFET Bento Gonçalves. Em 2016 participou de edital de remoção, estando atualmente lotada no Campus Frederico Westphalen. Ainda no Campus Santo Augusto foi Coordenadora de Extensão e CGE. Nídia foi a primeira Coordenadora Institucional do PIBID da instituição, no período de 2010 a 2011. Atuou na PROEX como Coordenadora de RI e depois Diretora de Extensão. De 2012 até fevereiro de 2021 atuou como Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional.  Atualmente, ocupa o cargo de reitora do IFFar, mandato 2021 a 2025.

Sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março em todo o mundo, a professora Nídia ressaltou a relevância histórica e política desta data, tanto para mulheres quanto para homens. Em sua fala, ela enfatizou que este é um momento de reflexão sobre os avanços e retrocessos dos direitos das mulheres, além de ser uma oportunidade para reafirmar as lutas pela igualdade de direitos, pela liberdade, pela vida e pelo respeito às diferenças.

nidia_heringer_20240330.jpg

Foto: Professora Nídia Heringer, reitora do IFFar

Como servidora atuante na área da educação pública, a professora Nídia destacou o papel fundamental da Educação como um caminho de transformação para as mulheres. Enfatizou que através da educação se quebram barreiras e se promove a transformação social e pessoal. A educação, segundo ela, é uma ferramenta poderosa para empoderar as mulheres e garantir que elas conquistem oportunidades iguais na sociedade.

Nídia também expressou sua gratidão aos colegas, destacando que juntos, em diferentes geografias e com pluralidade de experiências, formam o IFFar e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). Ela ressaltou o respeito e a alegria de trilhar essa jornada ao lado de seus colegas, reconhecendo a importância do trabalho coletivo na busca pela equidade de gênero e pela promoção dos direitos das mulheres.

Dia Internacional da Mulher – em alusão à data, durante o mês de março, o IFFar publica uma série de pequenos perfis de mulheres que atuam ou estudam na instituição. Confira os perfis já publicados: