Página inicial > Últimas Notícias > Dia Internacional da Mulher: entrevista com a professora Marileia Gollo do Campus Santo Augusto
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 20 de Março de 2024, 16h14 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, conversamos com algumas mulheres que atuam ou estudam no IFFar. No sétimo texto desta série, apresento a entrevista com a Professora Marileia Gollo, que faz parte do Campus Santo Augusto do IFFar.

Marileia Gollo ingressou no IFFar em janeiro de 2009, inicialmente como técnica em assuntos educacionais, e desde março de 2010, atua como docente na área de pedagogia. Sua trajetória sempre esteve associada ao Campus Santo Augusto, onde contribui com sua competência acadêmica e humanitária.

Durante a entrevista, Marileia enfatizou o papel das mulheres no ambiente de trabalho e na sociedade em geral. Ela ressaltou que, além de contribuírem em suas áreas de conhecimento específicas, as mulheres trazem para o debate público as lutas cotidianas que, na verdade, são questões sociais históricas. Em suas palavras, "Com nossa presença, trazemos ao debate público as lutas cotidianas mais particulares que, na realidade, são questões sociais históricas a serem contempladas nas políticas de igualdade de gênero."

Marileia Gollo.jpeg

Foto: Marileia Gollo, professora do Campus Santo Augusto

Acrescenta que “As conquistas no âmbito público não são alcançadas por todas as mulheres na mesma proporção, pois há condicionantes geracionais, econômicos, sociais, políticos e culturais”. Marileia destaca que a educação desempenha um papel fundamental na busca pelos direitos das mulheres. O acesso ao conhecimento é uma porta de entrada para conquistar outros direitos, como trabalho qualificado, salário justo, mobilidade social, independência, liberdade e segurança. Ela complementa: "Nesse sentido, os Institutos Federais, por meio de programas de qualificação profissional (EJA-EPT, Mulheres Mil), Ensino Médio Integrado, Ensino Superior e Pós-graduação, representam a materialização de possibilidades para essas travessias necessárias da condição ainda restrita das mulheres."

Marileia acredita que a igualdade de gênero não será alcançada apenas por meio de decretos legais. O processo educativo é o que transforma, atualiza e amplia as concepções, posicionamentos e ações. "Acredito no ser humano, na construção de relações de respeito como princípio ético, por isso escolhi trabalhar na área da educação."

A entrevista com a Professora Marileia Gollo nos recorda da importância de valorizar e reconhecer o papel das mulheres em todos os aspectos da sociedade. Seu compromisso com a educação e a igualdade de gênero é motivador.

Dia Internacional da Mulher – em alusão à data, durante o mês de março, o IFFar publica uma série de pequenos perfis de mulheres que atuam ou estudam na instituição. Confira os perfis já publicados: