Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do IFFar ganha bolsa para estudar na Espanha
Notícias IF Farroupilha

Estudante do IFFar ganha bolsa para estudar na Espanha

Publicado em Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 14h28 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Rony de Paula Gonçalves, aluno do curso de Licenciatura em Química do IFFar - Campus Alegrete, vai receber uma bolsa de estudo de mestrado pela Universidad de Jaén, na Espanha. Rony foi um dos dois estudantes aprovados em edital do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

alunoiffarbolsaconif notícia06022024

Foto: Rony Gonçalves durante aula experimental no curso de Licenciatura em Química, no Campus Alegrete

O edital lançado pelo Conif no começo de 2024 (Edital Conif/AI nº 01/2024) selecionava dois estudantes de cursos de graduação da Rede Federal para recebimento de bolsa de estudo de mestrado oferecido pela Universidad de Jaén, da Espanha. De acordo com o edital, a seleção integra ações realizadas pelo Conif em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil com o objetivo de incentivar ações de intercâmbio acadêmico e científico.

Rony de Paula Gonçalves, aluno da Licenciatura em Química do Campus Alegrete, foi um dos dois selecionados entre estudantes de todo o Brasil. A bolsa inclui cobertura de 100% dos gastos de matrícula dos créditos requeridos para a formação completa do programa de mestrado; ajuda de custo anual; auxílio financeiro para seguro saúde e oferta de curso de espanhol.

Rony Gonçalves ingressou no IFFar em 2020 e vai se formar no primeiro semestre de 2024. Ficou sabendo do edital do Conif através de um grupo de Whatsapp da Assessoria de Relações Internacionais do IFFar. Realizar estudos no exterior já era um desejo antigo, de acordo com o estudante de 21 anos. Ele relatou que desde o ensino médio pesquisava programas de intercâmbio e assistia vídeos no Youtube sobre o tema, mas sentia que aquilo tudo ainda era distante da sua realidade.

alunoiffarbolsaconif notícia06022024b

Foto: Rony Gonçalves durante defesa de estágio - um dos objetivos do estudante é se tornar professor

Uma das exigências do edital do Conif era ter nível de fluência B1 na Língua Espanhola. Para obter o nivelamento, Rony contou com a ajuda da professora do Campus Alegrete Itagira Munhos. Ele ainda pretende aprofundar o conhecimento no idioma quando estiver estudando na Espanha.

Outro requisito do edital era possuir uma média geral no curso de graduação de no mínimo 80%. Rony Gonçalves disse que sempre exigiu bastante de si mesmo para obter notas altas durante o curso. De acordo com o estudante, é um comportamento que as vezes pode gerar decepção, mas, nesse caso, mostrou ter valido a pena.

Sobre o desejo de cursar mestrado, Rony lembrou que desde o ingresso na graduação se sentiu inspirado pelos professores – tanto os da área da Química quanto os da área pedagógica. Na Espanha, vai cursar o mestrado em Engenharia dos Materiais e Construção Sustentável. “Escolhi esse programa por ser o mais próximo da minha área e é um campo que não para de crescer”, explicou o estudante.

Aluno da licenciatura, Rony Gonçalves também deseja se tornar professor além de pesquisador. “Sempre brinco que o que faço de melhor é ministrar aulas”, contou.